Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Relato de Caso: Mielite Transversa Aguda Idiopática

Fundamentação/Introdução

A mielite transversa aguda (MTA) é um processo inflamatório agudo que afeta uma área focal da medula espinhal. É uma doença rara com ocorrência de 1 à 4 casos novos por milhão de pessoas por ano, e pode afetar pessoas de todas as idades, prevalecendo entre os 10 e 19 anos e entre os 30 e 39 anos; não há nenhuma predisposição sexual ou familiar para essa morbidade.

Objetivos

Descrever um caso único de portador de Mielite Transversa Aguda

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, de natureza descritiva e observacional. O paciente foi atendido no Hospital Municipal de Urgência e Emergência de São Luís-MA, Brasil, e selecionado devido a prevalência (rara) da patologia na população geral. Após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, os dados foram coletados com base na anamnese, análise de prontuário e exames (laboratoriais e de imagem).

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A. B. P. 56 anos, masculino, pardo, casado, lavrador, católico, natural e residente em Bequimão –MA. Paciente informa que há três meses, apresentou dor súbita na coluna cervical e torácica, de forte intensidade, seguida de parestesia, espasmos musculares e déficit motor. Após dois dias o quadro evoluiu com incontinência vesical e obstipação. Foi então internado no Pronto Socorro de Bequimão, onde passou 5 dias e logo após foi transferido para São Luís-MA, onde foi avaliado pelo serviço de neurologia, realizado tomografia computadorizada, punção lombar e mielografia, além de exames laboratoriais. O diagnóstico obtido foi de Mielite Transversa Idiopática, sendo medicado com analgésicos, corticosteroides e benzodiazepínicos, além de cateterismo vesical, apresentando estabilização do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

No caso descrito, foi possível observar o aparecimento agudo de disfunção neurológica motora, sensitiva e/ou autonômica a nível medio-torácico, vesical e intestinal, respectivamente. A boa evolução clínica permitiu-nos inferir que se tratou de uma forma de MTA idiopática com recuperação total dos déficits neurológicos.

Palavras-chave

Mielite transversa aguda idiopática; medula espinhal; espasmos musculares.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Ceuma - Maranhão - Brasil

Autores

Kamila Karla de Castro Leite, Àdilla Stefany do Nascimento Araújo Pereira, Hiago Rafael Alves Amorim Silva, Lidiane Moreira Lima Rebouças, Antonia Gabriela Albuquerque Rezende