CEIA/UFPR - CENTRO DE ESTUDO DE IMAGENS DE ANATOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
Anatomia é um componente fundamental no currículo escolar do ensino médico. Durante a graduação, os alunos ganham uma compreensão visual ampla dos sistemas orgânicos e as suas relações entre si. Tradicionalmente, a compreensão visual do corpo humano é obtida através do ponto de vista clínico-cirúrgico fornecido por dissecção cadavérica e é de indiscutível importância. Em um estudo que comparou diretamente as abordagens de ensino, Stanford et al. relataram que a combinação de dissecação e ferramentas educacionais baseadas em computador era uma das mais eficazes abordagens de ensino do que qualquer modalidade de ensino isolada. Como a tecnologia de imagem tem sido inserida na educação médica moderna, isso beneficiou o desenvolvimento de novas tecnologias que se tornaram aliadas ao ensino médico e criação de material para ser apresentado eletronicamente.
De maneira experimental e inédita o presente Projeto de Extensão visa a criação de um Centro de Imagens no qual será reunido, traduzido e disponibilizado material didático presente nos meios da informática como também produzindo material próprio em formato multimídia e disponibilizá-los para os membros discentes e docentes do meio acadêmico através da UFPR.
De maneira experimental e inédito o presente Projeto visa captar, legalizar, traduzir, organizar, disponibilizar material de estudo anatômico oriundo de gravações de dissecações anatômicas em vídeo, fotografias, desenhos, material multimídia, softwares, material 3D, Atlas digital, atlas de Anatomia, livros texto de Anatomia de maneira a concentrar esse material em um Centro de Estudo de Imagens de Anatomia (CEIA).
Realização três Cursos de Extensão Universitária denominado “Correlacionando Anatomia, Clínica Cirúrgica, Clínica Médica e Imagens”, os quais foram usados materiais deste Projeto como base para aulas teóricas ministradas por professores da Universidade Federal do Paraná, com perspectiva de criação de cursos semestrais, trabalhos científicos analisando o rendimento do aproveitamento dos alunos no aprendizado de Anatomia corroborando Stanford et al., criação de softwares disseminando o conteúdo produzido pelo Projeto.
Com esse projeto buscamos democratizar o acesso de conhecimentos reunidos nos diversos meios de comunicação aos alunos da disciplina de Anatomia, complementar e auxiliar na melhor formação médica, suprindo deficiências de material didático cadavérico.
anatomia; informática; ensino; CEIA, centro de estudos
Clínica Médica
Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil
Silvio Gomes Bettega, Ana Luísa Bettega, Marco Antonio Faccio, Rodolfo Engelbert, Djanira Aparecida Luz Veronez