ESTUDO DO PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E ANÁLISE DA CONCORDÂNCIA ENTRE O ANATOMOPATOLÓGICO E O EXAME DE IMAGEM DOS TUMORES DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL NA REGIÃO DE TUBARÃO-SC
Os tumores de sistema nervoso central possuem uma elevada taxa de incidência anual. Eles podem ser primários ou metastáticos, porém a maioria (entre 50% e 75%) é primária. Existem dois picos de alta prevalência desses tumores: um na infância (dos 4 aos 8 anos) e outro em idade adulta tardia (dos 65 aos 79 anos).
: Fazer uma análise epidemiológica e da concordância entre o anatomopatológico e o exame de imagem dos tumores do sistema nervoso central no Hospital Nossa Senhora da Conceição em Tubarão-SC.
Este é um estudo observacional, com delineamento transversal, em uma amostra de 230 laudos histopatológicos e que foram comparados com os respectivos laudos de exames de imagem, no período de 2008 a 2014.
Entre os casos de tumores, 52,2% ocorreram no gênero feminino. A mediana da idade dos pacientes ficou em 50 anos e variou dos 2 aos 86 anos de idade. O tumor mais diagnosticado foi o meningioma (26,5%) e a topografia pelo laudo histopatológico mais encontrada foi intrarraquídico (14,3% dos 91 casos que apresentaram essa variável no laudo). A concordância geral entre o anatomopatológico e o exame de imagem foi de 97,5% (classificada como quase perfeita).
Os resultados dessa pesquisa foram condizentes com os resultados encontrados em outros estudos, nos fazendo acreditar que a epidemiologia dos tumores de sistema nervoso central da população estudada é semelhante àquela de outras populações.
Sistema nervoso central. Neoplasia. Patologia. Radiologia.
Clínica Médica
Nathália de Paula Sant'Ana, Tiele de Almeida Mattjie, Paula Gomes, Renata Vilas Boas Tosato, Carlos Otávio Gonçalves