Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Policondrite Recidivante em paciente com Artrite Reumatoide e Lupus Eritematoso Sistemico.

Fundamentação/Introdução

A policondrite recidivante é caracterizada por inflamação do tecido cartilaginoso principalmente nas orelhas, nariz e árvore laringotraqueobrônquica, Pode complicar com destruição das cartilagens acometidas e colapso da via aérea por dissolução dos anéis cartilaginosos, sendo potencialmente letal.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente com overlap de lupus eritematoso sistêmico (LES) e artrite reumatoide (AR), que veio a desenvolver policondrite recidivante em momento de alta atividade de doença articular.

Delineamento e Métodos

Relato de Caso

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente feminina, 29 anos, com diagnóstico há 4 anos de overlap de AR e LES já tendo tido úlceras orais, fotossensibilidade, eritema malar, FAN, artrite erosiva e transtorno psiquiátrico. Em uso de hidroxicloroquina, prednisona 20mg/dia, leflunomida, cálcio + vitamina D, omeprazol, escitalopram, duloxetina, pregabalina e quetiapina. Vem em consulta queixando-se de 2 meses de dor, eritema e edema em nariz e orelha direita, artralgias de grandes e pequenas articulações e dor torácica retroesternal responsiva a anti-inflamatórios não hormonais. Ao exame físico apresentava eritema e edema de partes moles em nariz e orelha direita. Também tinha alodínia e poliartrite simétrica de grandes e pequenas articulações. Os exames complementares evidenciaram aumento de provas de atividade inflamatória, FAN 1/640 nuclear pontilhado grosso com anti-RNP reagente. O restante do perfil ENA, antifosfolípides e fator reumatoide eram negativos. Sorologias para hepatites B e C e HIV não reagentes. Hemograma, função hepática e renal e complementos normais. Raio-x de mãos evidenciava erosão na base do 5º metacarpiano a esquerda. Recebeu então, o diagnóstico de policondrite recidivante associada, sendo aumentada a dose de prednisona.

Conclusões/Considerações Finais

Cerca de 30% dos pacientes com policondrite recidivante terão outras doenças reumatológicas associadas, como vasculite sistêmica, AR, LES e síndrome de Sjogren. Ressalta-se a importância de um diagnóstico precoce para evitar recidivas, levando a complicações graves da doença.

Palavras-chave

DMTC; Policondrite recidivante; LES; AR

Área

Clínica Médica

Autores

Thaíssa Antunes Mattar Valente, Adrian Frozi Filho, Damaris Ott, Thelma Larocca Skare