Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Hiperparatireoidismo primário como causa de pancreatite

Fundamentação/Introdução

Apesar de raro, hipercalcemia de qualquer causa pode levar à pancreatite aguda. Há inúmeros relatos associando hiperparatireoidismo primário com pancreatite. No entanto, a incidência real de pancreatite aguda em pacientes com hiperparatireoidismo é baixa.

Objetivos

Identificar o hiperparatireoidismo primário como causa de pancreatite

Delineamento e Métodos

Estudo observacional

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

CMS, 31 anos, sexo feminino, hígida, com história prévia de pancreatite há um ano, supostamente por colelitíase, sendo colecistectomizada em outubro de 2014. Desde então, evoluindo com quadro de dor abdominal de moderada intensidade, associada a náuseas. Em março de 2015 procurou atendimento médico devido piora da dor abdominal, com irradiação para o dorso, sem melhora com uso de analgésicos. Iniciada propedêutica para pancreatite crônica com identificação de hiperparatireoidismo primário. Cintilografia de paratireoides evidenciando adenoma em polo inferior. Paciente foi submetida à cirurgia para retirada de adenoma, evoluindo bem, sem recorrência de quadros de pancreatite.

Conclusões/Considerações Finais

A hipercalcemia, muitas vezes associada ao hiperparatireoidismo primário, constitui uma causa metabólica bastante rara de pancreatite aguda. Em 80% dos casos, é causado por adenoma solitário de paratireoide. O excesso de PTH ocasionaria necrose do tecido pancreático com secundária calcificação. Como resultado da hipercalcemia, haveria uma obstrução dos ductos pancreáticos por precipitação de sais de cálcio e consequente empecilho à drenagem dos produtos exócrinos do pâncreas.Um portador de adenoma da paratireoide pode se apresentar com queixas inespecíficas, sendo compreensível a dificuldade do diagnóstico precoce. Entretanto, o clínico não deve esquecer que o hiperparatireoidismo pode se achar atrás de uma cólica renal, de uma poliúria aparentemente inexplicável, de uma pancreatite aguda, de certos sintomas digestivos e deve, particularmente, tê-lo em mente se defrontar com alguma combinação de sintomas dessas várias classes.

Palavras-chave

Pancreatite; hiperparatireoidismo primário; hipercalcemia

Área

Clínica Médica

Autores

Thayane Santos Leite, Cincinato Lourenço Freire Neto, Samira Sodré Picheli