Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Câncer de Pênis: Incidência, perfil clínico e epidemiológico no Centro de Oncologia Dr.Muccini em Petrolina-PE

Fundamentação/Introdução

Introdução: A neoplasia peniana possui maior incidência em países em desenvolvimento, marcadamente na região Norte e Nordeste.

Objetivos

Objetivo: Conhecer a incidência, perfil clínico e epidemilógico de pacientes portadores de câncer de pênis.

Delineamento e Métodos

Metodologia: pesquisa documental de caráter descritiva e analítica com abordagem quantitativa. Trata-se de um recorte de um estudo que analisa a situação do câncer em Petrolina, e que se encontra aprovado sob registro nº 0006/170412 no Comitê de Ética e Deontologia da UNIVASF. Foi realizada uma busca ativa nos prontuários atendidos no CEONCO no intervalo de 2007 a 2011, havendo posterior quantificação e análise dos dados. Como critérios de inclusão foram considerados os prontuários de pacientes atendidos no intervalo proposto, com diagnóstico de câncer de pênis assistidos no CEONCO, excluídos aqueles que não atenderam os critérios de inclusão.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: foram identificados 2378 novos casos que deram entrada no serviço com diagnóstico de câncer. Destes, 09 casos (0,37%) tinham o diagnóstico de câncer peniano. A idade variou entre 45 e 85 anos. Quanto à etnia, 02 eram brancos e 07 pardos. No quesito escolaridade, 06 possuíam Ensino Fundamental Incompleto, 02 analfabetos e 01 não informado (NI). Atinentes aos hábitos e vícios, 06 possuíam história de tabagismo e 02 de etilismo. Quanto à atividade laboral, 07 são agricultores, 01 autônomo e 01 NI. A base para diagnóstico de todos os casos foi a suspeita clínica associado ao histopatológico. Foram identificados apenas quatro resultados no estudo histopatológico com carcinoma espinocelular moderadamente diferenciado. O estadiamento clínico (EC) só foi visualizado em 03 casos com EC-IV. O tratamento inicial realizado foi cirúrgico em 07 casos, 01 abandono de tratamento e 01 NI.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: O câncer de pênis é uma neoplasia rara, sendo mais incidente em países em desenvolvimento, associada à realidade econômica e a dificuldade de acesso à saúde. A necessidade de ações de prevenção e diagnóstico precoce se faz necessário, sobretudo no tocante a hábitos pessoais e culturais.

Palavras-chave

Palavras-chave: Neoplasias penianas, epidemiologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Vale do São Francisco - Pernambuco - Brasil

Autores

Wagner Gomes Reis, Philippos Apolinário Costa, Gray Josland Simões Portela, : Kamilla Maria Souza Aires Alencar