Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

TUMOR SÓLIDO-CÍSTICO PSEUDOPAPILAR DO PÂNCREAS (TUMOR DE FRANTZ): RELATO DE UM CASO RARO

Fundamentação/Introdução

O tumor sólido-cístico pseudopapilar do pâncreas (TSPP) ou tumor de Frantz é uma neoplasia rara, com cerca de 500 casos descritos na literatura, e de etiologia desconhecida. Acomete principalmente mulheres jovens, sua apresentação é atípica e é um desafio diagnóstico, destacando a importância de seu relato.

Objetivos

Enfatizar a raridade do caso e a necessidade de se considerar o TSPP no diagnóstico diferencial de massa abdominal em pacientes jovens.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo do tipo transversal: relato de caso. Foi realizada revisão de prontuário eletrônico, seguida por descrição do caso clínico.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente B.V.L., 19 anos, sexo feminino, procurou pronto atendimento com relato de dor em região epigástrica, contínua, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos, com piora pós-prandial, sem fatores de melhora. Os sintomas haviam iniciado há um mês, com piora progressiva. Negava perda ponderal ou febre. Ao exame físico, apresentava dor à palpação em quadrante superior direito (QSD) e a revisão laboratorial mostrava leucocitose, sem desvio. Realizado ultrassom de abdome, que evidenciou massa sólida em QSD, com cerca de 8 centímetros. Tomografia computadorizada de abdome mostrou lesão expansiva em hipocôndrio direito, em íntimo contato com o processo uncinado do pâncreas, comprimindo a terceira porção do arco duodenal. Marcadores tumorais normais. Realizada ressecção cirúrgica de tumor retroperitoneal, com linfadenectomia e pancreatectomia parcial. Anátomo patológico evidenciou TSPP ou Tumor de Frantz. Evoluiu no pós-operatório com fístula pancreática, resolvida após octreotide e uso de antibióticos. Recebeu alta quatro semanas após a cirurgia.

Conclusões/Considerações Finais

O TSPP tem etiologia desconhecida e manifesta-se clinicamente por massa abdominal de crescimento lento, com ou sem dor abdominal. O tratamento curativo baseia-se na ressecção cirúrgica completa do tumor. Ressaltamos a importância do tumor de Frantz fazer parte do diagnóstico diferencial de tumores pancreáticos, sintomáticos ou não, principalmente em jovens do sexo feminino.

Área

Clínica Médica

Autores

SÍLVIA LUNARDI ROCHA, Natália Pinto de Cerqueira, Maria Luisa Souza Macedo, Lara Salvador Géo, Bárbara Saldanha de Herculano