Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Tumor carcinóide pulmonar: relato de caso.

Fundamentação/Introdução

Os tumores carcinóides fazem parte do grupo dos tumores neuroendócrinos. São bastante raros, sendo mais comuns no trato gastrointestinal (74%), seguido pela localização broncopulmonar (15%). Não há diferença quanto ao sexo na incidência de carcinóides, variando dos 13 aos 83 anos, com média de 55 anos. Também não foi evidenciada relação com fatores de risco predisponentes, como o tabagismo. Podem se manifestar com escarro hemático e pneumonia obstrutiva, porém cerca de 2 a 50% dos pacientes com tumores carcinóides são assintomáticos, com a lesão representando um achado radiográfico incidental. A síndrome carcinóide é rara em tumores pulmonares, ocorrendo em 3% dos casos.

Objetivos

Descrever um caso de Tumor Carcinóide Pulmonar Típico em paciente adulto-jovem assintomático.

Delineamento e Métodos

Relato de caso de Tumor Carcinóide Pulmonar Típico em paciente adulto-jovem assintomático.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente EGS, sexo masculino, 34 anos, sem comorbidades conhecidas. Nega tabagismo e relata apenas etilismo social. Realizou exames admissionais na empresa onde trabalha sendo evidenciadas imagens atípicas em hemitórax direito, em projeção pulmonar, entre os lobos superior e médio, sendo então realizada tomografia computadorizada de tórax que confirmou a presença de massa em ápice pulmonar direito, de contornos irregulares, medindo 3,9x3,5cm sugerindo neoplasia. Paciente submetido a lobectomia superior direita associada a esvaziamento linfonodal mediastinal e drenagem torácica fechada em selo-d’água, sem intercorrências. A análise histopatológica do material evidenciou tumor carcinóide pulmonar típico, classificado como estadio clínico IB e patológico pT2pN0, então encaminhado para o serviço de Oncologia Clínica para seguimento conjunto com a equipe de Cirurgia Torácica. São solicitados exames laboratoriais, tomografias de tórax e abdome total de controle pós operatório que evidenciam pulmão direito reduzido de volume com elevação da hemicúpula diafragmática. Demais exames não apresentam alterações.
Paciente considerado curado do ponto de vista clínico e cirúrgico, devido ao tipo histológico do tumor apresentado. Mantendo seguimento trimestral com as especialidades, sem novas queixas ou alterações de exames.

Conclusões/Considerações Finais

Tumores carcinóides se configuram tipos raros de tumores pulmonares, sendo diagnosticados muitas vezes incidentalmente. Sabe-se que o tratamento cirúrgico se apresenta como a escolha para o subtipo apresentado, com elevada taxa de sucesso e evolução clínica satisfatória.

Palavras-chave

Tumor carcióide; pulmão; carcinóide pulmonar; carcinóide típico; tumores neuroendócrinos.

Área

Clínica Médica

Autores

Carollina Casotti Moraes, Daniele Polegatto Cristo, Jamile Celly Souza Pereira, Rodrigo Fraga Olivieri, Wagner Santos Silva