Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO OBSERVACIONAL, PROSPECTIVO, MUTICENTRICO, LOCAL,PARA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS IN COORTE DE PACIENTES COM ARTRITE REUMATOIDE TRATADOS COM TERAPIA ANTI-CD20

Fundamentação/Introdução

A artrite reumatóide (AR) é uma doença progressiva, crônica que causa significativa incapacidade funcional em cerca de 50 % dos doentes na primeira década da doença, com uma redução da esperança de até 18 anos de vida em 80% dos pacientes após a segunda década de progressão. O tratamento agressivo da AR tem demonstrado a capacidade de reduzir a perda de função ao longo do tempo. O Rituximabe é o primeiro medicamento biológico que conduz à depleção de células B envolvido na fisiopatologia da AR. Estudos anteriores têm demonstrado que a endpoints clínicos de eficácia primários estão significativamente associados com as medições de saúde relacionados com qualidade de vida , fadiga e capacidade funcional.

Objetivos

Avaliar a qualidade de vida e sua evolução em pacientes com artrite reumatoide em tratamento com anti-CD20 durante o período de 24 semanas.

Delineamento e Métodos

Estudo de coorte, 95 pacientes triados, multicêntrico, local, prospectivo, observacional, de avaliação de qualidade de vida de pacientes com AR em uso de Rituximabe, através da aplicação de questionário específico da doença (HAQ) e geral (SF-36). Setenta e dois pacientes formaram a população ITT. Vinte e dois doentes não foram incluídos na população ITT porque não responderam a qualquer questionário SF-36 e um retirou consentimento informado.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A taxa de doentes que atingiram um aumento clinicamente importante de ≥ 5 pontos na SF- 36 em componentes físicos e mentais na semana 24 são de 69,4% e 65,8 % (IC 95 % = 53,1%; 82 % e 49,9 %; 78,8 %, respectivamente. 20,8% teve alguma reação à infusão( Irritação da garganta (6,9 %) , dor de cabeça (5,6 %) , rubor (4,2%) e prurido (4,2%) são as reações mais frequentes). A reação começa 57,8 ± 44,5 min após a infusão de início. Treze pacientes (18,1%) tiveram reação leve; 5,6%, moderada e 1,4%, grave. A duração da reação é de 99,7 ± 126,6 min. Vinte e um pacientes (29,2 %) teve um evento adverso (AE). 5 pacientes apresentaram infecções (6,9 %); 2, 8% com AEs graves e 13,9% com AEs moderada ou grave; 8,4% com AEs possivelmente ou provavelmente relacionados com Rituximabe.

Conclusões/Considerações Finais

Os resultados deste estudo estão de acordo com dados de estudos anteriores e tem alguns indicadores de que Rituximabe pode melhorar a qualidade de vida de pacientes com AR com um bom perfil de segurança. Porém serão necessários estudos com um maior número de pacientes, a fim de reforçar estes dados.

Palavras-chave

Artrite reumatóide, terapia anti-CD20

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro de Pesquisa Clínica do IOT HC FMUSP - São Paulo - Brasil, Clinica Médica Hacbarth Freire - São Paulo - Brasil, Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos - São Paulo - Brasil

Autores

Elisa Hacbarth-Freire, Flora Marcolino, Ana Paula Garcia Lucco