Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Investigação do efeito anti-inflamatório da Cloroquina na Osteoartrite através de um método de incubação com Hidroxiapatita

Fundamentação/Introdução

A osteoartrite (OA) é a causa mais comum de artrite, afeta cerca de 15% da população, causando progressiva degeneração da cartilagem articular, dor e morbidade. A patogênese da OA não está totalmente esclarecida, mas evidências sugerem a forte relação com depósitos de cristais de fosfato de cálcio, o principal sendo a Hidroxiapatita (HA). Esses depósitos intra-articulares estão presentes em 100% das articulações submetidas a artroplastia devido a OA e correlacionam-se com a gravidade da degeneração articular. Os cristais induzem inflamação com a produção de IL-1β e IL-18 após sua fagocitose. Uma opção terapêutica para a OA, embora pouco utilizada, é a Cloroquina (CQ).

Objetivos

Realizamos estudo experimental com o objetivo de demonstrar a eficácia da CQ em reduzir as respostas inflamatórias induzidas por cristais de HA em modelo ex vivo de sangue total humano.

Delineamento e Métodos

Amostras de sangue periférico foram pré-incubadas com salina ou CQ por 30 minutos, seguido de incubação com HA, lipopolissacarídeo (LPS, controle positivo) ou solução salina (controle negativo) por 6 horas, com anticorpos marcados para citometria de fluxo (CD66b e CD11b). Expressões de CD11b foram avaliadas em polimorfonucleares (PMN) CD66b+ nas amostras. Foram realizados ensaios para medir a morte celular através de citometria de fluxo e ELISA (Enzyme Linked Immuno Sorbent Assay) para aferir os níveis de IL-1β.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A incubação com cristais de HA resultou em níveis de CD11b em PMN similares aos encontrados com LPS e significativamente maiores em comparação às amostras incubadas apenas com solução salina (p <0,001). CQ em concentração de 100μg/ml e 50μg/ml reduziu significativamente os níveis de CD11b em PMN quando adicionada à HA a 1mg/ml e 10mg/ml (p<0,001). Não houve diferença significativa nas amostras incubadas com CQ a 5μg/ml e HA em relação às incubadas apenas com HA. Amostras incubadas com CQ a 100μg/ml e 50μg/ml exibiram um percentual de morte celular em PMN significativamente maior em relação às amostras sem CQ. Os maiores níveis de IL-1β foram encontrados nas amostras incubadas com LPS, seguido das incubadas com HA. Exposição à CQ a 100μg/ml e 50μg/ml levou à produção de níveis muito baixos de IL-1 β.

Conclusões/Considerações Finais

Em conclusão, os cristais de HA induzem uma resposta inflamatória em PMN de sangue total, semelhante ao estímulo após incubação com LPS. CQ promove redução significativa desta inflamação induzida pelos cristais, que pode ter correlação com a morte de PMN induzida pela medicação em altas concentrações.

Palavras-chave

Osteoartrite, Inflamação, Hidroxiapatita, Cloroquina

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gabriela Peceguini Mathias, Fabricio de Souza Neves