Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Esporotricose osteoarticular: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Esporotricose é uma micose comum, causada pelos fungos da espécie Sporothrix schenckii, muito relacionada à exposição ocupacional como a de jardineiros e veterinários. É uma patologia potencialmente tratável, que acomete principalmente a pele e o tecido linfático e que, em raras apresentações, pode ser encontrada na sua forma disseminada, como a osteoarticular. Por ser uma forma rara de apresentação da doença, na maioria dos casos, o diagnóstico é feito tardiamente acarretando deformidades irreversíveis na articulação acometida.

Objetivos

Relatar um caso clínico de paciente com esporotricose osteoarticular, forma rara de apresentação da doença, com intuito de divulgar a patologia e tornar seu diagnóstico e tratamento mais precoces, evitando assim, deformidades articulares graves.

Delineamento e Métodos

Escolhido caso clínico de paciente internado na Santa Casa de Belo Horizonte.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A.J.P, 43 anos, sexo masculino, jardineiro e auxiliar de construção civil, previamente hígido, evoluiu com história arrastada, de cerca de dois anos, de dor, edema e limitação de movimento em região posterior de membro inferior direito, joelho direito e punho esquerdo. Negava febre, rigidez matinal ou qualquer outro sintoma sistêmico. Procurou atendimento médico, tendo sido prescrito anti-inflamatório com alívio parcial da dor, porém sem melhora da limitação articular. Em investigação, foram realizadas culturas de líquido sinovial do joelho direito e do punho esquerdo nas quais cresceram Sporothrix schenckii. Feito o diagnóstico de esporotricose osteoarticular, foi iniciado Itraconazol e orientado acompanhamento, fisioterapia e tratamento por um período mínimo de um ano. Apesar do correto manejo da infecção, sabe-se que a forma osteoarticular da doença apresenta grande morbidade, com deformidades articulares graves.

Conclusões/Considerações Finais

A esporotricose osteoarticular é uma forma rara de apresentação de uma micose comum em nosso meio, que se apresenta de forma arrastada e com grande potencial de causar deformidades irreversíveis. Sendo, portanto, importante diagnóstico diferencial das artralgias e artrites para que o diagnóstico e tratamento sejam feitos precocemente a fim de evitar danos maiores às pessoas acometidas.

Palavras-chave

Esporotricose; micose; articulações.

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

FERNANDA SOUZA ANDRADE, DIOGO MARCOS LOPES DE ALMEIDA, FLAVIA ESPER DAHY, GABRIELA DE CARVALHO CAMPOS GONZALEZ, THAYANNE LIGINE FERREIRA BRAGA