Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

LESÃO RENAL AGUDA SECUNDÁRIA A ENDOMETRIOSE

Fundamentação/Introdução

Endometriose é condição inflamatória crônica que infrequentemente acomete trato urinário (1% de todos os casos), mais raro é o seu envolvimento ureteral. Quando ocorre, limita-se a um ureter, mas há relatos de acometimento bilateral com hidronefrose e lesão renal aguda(LRA).

Objetivos

Relatar caso de Endometriose com envolvimento dos ureteres e LRA pós-renal.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas por revisão de prontuário e entrevista com paciente.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Mulher, 26 anos, parda, natural e procedente de Atalaia/AL, com queixa de dor em flancos há 1 ano e irradiação para região genital, associado a episódios febris, cefaléia, náuseas, vômitos, disúria e perda ponderal de 20 kg no período. Relato de cirurgia prévia para excisão de cisto ovariano. Ao exame, regular estado geral, eupnéica, afebril, anictérica, acianótica, hidratada e hipocorada (++/4+). Abdome plano, doloroso à palpação profunda em andar superior com massa palpável em região hipogástrica. Exames iniciais evidenciaram anemia normocítica e normocrômica (Hb=8,2g/dL) e alteração significativa da função renal (creatinina=1,73mg/dL, Clcr estimado em 35ml/min). Ultrassonografia de abdome total demonstrava hidronefrose bilateral. No seguimento diagnóstico por imagem, tomografia computadorizada de abdome com contraste demonstrava aumento da espessura endometrial e ovários com contornos lobulares bem delimitados sugerindo lesão expansiva, com acometimento de ureteres bilateralmente em terço distal. Ressonância Nuclear Magnética demonstrou extenso foco de endometriose profunda com invasão de ureteres e acentuada uretero-hidronefrose. Foi realizado implante de cateter duplo J bilateral para manutenção da permeabilidade ureteral com resolução do quadro de LRA obstrutiva (Cr estável em 1,0 mg/dl). Iniciado tratamento clínico com aplicações mensais de Gosserrelina 3,6mg e programação cirúrgica eletiva 03 meses após diagnóstico. Paciente foi submetida a histerectomia, anexetomia bilateral, ooferectomia bilateral, apendicectomia e excisão de focos de endometriose, sem intercorrências. Evoluiu bem no pós-operatório, sem indicação do uso de Gosserrelina e sem novo episódio de obstrução urinária.

Conclusões/Considerações Finais

O envolvimento ureteral por focos de endometriose é uma condição rara, mas deve fazer parte do diagnóstico diferencial da LRA pós-renal em mulheres, principalmente quando afastada a neoplasia uterina e na presença de imagens na região de anexos.

Palavras-chave

ENDOMETRIOSE
LESÃO RENAL AGUDA

Área

Clínica Médica

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE MACEIO - Alagoas - Brasil

Autores

HELDER MARX ALMEIDA MOURA LIMA, LEANDER LEVI AUGUSTO ALMEIDA, BRUNO JESUS COELHO, CLAUDIA FALCÃO TOLEDO ALBUQUERQUE, FLAVIO TELES