ESTUDO SOBRE O PERFIL LIPÍDICO E MARCADORES INFLAMATÓRIOS EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE NA CLÍNICA DE DOENÇAS RENAIS EM TUBARÃO-SC
A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e geralmente irreversível da função dos rins, sendo que nos estágios mais avançados da doença faz-se necessária a terapia dialítica. A principal causa de morte dos pacientes submetidos à hemodiálise (HD) é a doença cardiovascular (DCV), sendo que a disfunção endotelial e o processo inflamatório, que dão origem à aterosclerose, são considerados os principais fatores de risco para a DCV em pacientes com DRC.
Avaliar a dosagem de mediadores inflamatórios e do perfil lipídico dos pacientes submetidos à hemodiálise na Clínica de Doenças Renais de Tubarão-SC.
Esse foi um estudo analítico, do tipo transversal, utilizando dados dos prontuários e de exames laboratoriais dos pacientes que estavam em tratamento dialítico na Clínica de Doenças Renais de Tubarão-SC, no período compreendido entre janeiro de 2006 e janeiro de 2013. Foram analisadas as dosagens sanguíneas da proteína C reativa (PCR) e fibrinogênio (FBN) pré e pós HD por 3 meses, além do cálcio e do perfil lipídico, e de variáveis sócio demográficas destes pacientes. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS®.
O número de pacientes participantes foi de 55 (33 do sexo masculino e 22 do sexo feminino). A média de idade foi de 55,71, sendo que variou dos 29 aos 86 anos. A média do tempo (em meses) de tratamento dialítico foi de 43,75 meses e variou de 2 a 179 meses. Comparando os valores médios pré e pós HD, encontramos diferença significativa entre os valores médios de PCR e FBN pré com os valores médios pós HD (p<0,05). Correlacionando as médias da PCR e FBN pré e pós-HD dos 3 meses de cada paciente com o perfil lipídico, evidenciamos que a média do FBN foi a única que se correlacionou significativamente com o perfil lipídico (p<0,05). Os resultados encontrados nesse estudo demonstraram que o processo de HD pode estar envolvido com a ativação das células inflamatórias.
A DRC tem elevada morbimortalidade, sendo que a doença cardiovascular é a sua principal causa de morte. Diversos são os fatores de risco para a sua ocorrência, como hipercalcemia, dislipidemias e mediadores inflamatórios alterados. Os mediadores inflamatórios estavam elevados antes a aumentaram com a hemodiálise, predispondo a formação de um processo aterosclerótico. Diante deste quadro os pacientes submetidos à hemodiálise apresentam maior risco de desenvolver alterações cardiovasculares.
Insuficiência renal crônica. Hemodiálise. Mediadores inflamatórios.
Clínica Médica
Nathália de Paula Sant'Ana, Renata Villas Boas Tosato, Tiele Almeida Mattjie, Paula de Souza Gomes