Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO SOBRE O PERFIL LIPÍDICO E MARCADORES INFLAMATÓRIOS EM PACIENTES SUBMETIDOS À HEMODIÁLISE NA CLÍNICA DE DOENÇAS RENAIS EM TUBARÃO-SC

Fundamentação/Introdução

A doença renal crônica (DRC) é caracterizada pela perda progressiva e geralmente irreversível da função dos rins, sendo que nos estágios mais avançados da doença faz-se necessária a terapia dialítica. A principal causa de morte dos pacientes submetidos à hemodiálise (HD) é a doença cardiovascular (DCV), sendo que a disfunção endotelial e o processo inflamatório, que dão origem à aterosclerose, são considerados os principais fatores de risco para a DCV em pacientes com DRC.

Objetivos

Avaliar a dosagem de mediadores inflamatórios e do perfil lipídico dos pacientes submetidos à hemodiálise na Clínica de Doenças Renais de Tubarão-SC.

Delineamento e Métodos

Esse foi um estudo analítico, do tipo transversal, utilizando dados dos prontuários e de exames laboratoriais dos pacientes que estavam em tratamento dialítico na Clínica de Doenças Renais de Tubarão-SC, no período compreendido entre janeiro de 2006 e janeiro de 2013. Foram analisadas as dosagens sanguíneas da proteína C reativa (PCR) e fibrinogênio (FBN) pré e pós HD por 3 meses, além do cálcio e do perfil lipídico, e de variáveis sócio demográficas destes pacientes. Os dados foram analisados pelo programa estatístico SPSS®.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

O número de pacientes participantes foi de 55 (33 do sexo masculino e 22 do sexo feminino). A média de idade foi de 55,71, sendo que variou dos 29 aos 86 anos. A média do tempo (em meses) de tratamento dialítico foi de 43,75 meses e variou de 2 a 179 meses. Comparando os valores médios pré e pós HD, encontramos diferença significativa entre os valores médios de PCR e FBN pré com os valores médios pós HD (p<0,05). Correlacionando as médias da PCR e FBN pré e pós-HD dos 3 meses de cada paciente com o perfil lipídico, evidenciamos que a média do FBN foi a única que se correlacionou significativamente com o perfil lipídico (p<0,05). Os resultados encontrados nesse estudo demonstraram que o processo de HD pode estar envolvido com a ativação das células inflamatórias.

Conclusões/Considerações Finais

A DRC tem elevada morbimortalidade, sendo que a doença cardiovascular é a sua principal causa de morte. Diversos são os fatores de risco para a sua ocorrência, como hipercalcemia, dislipidemias e mediadores inflamatórios alterados. Os mediadores inflamatórios estavam elevados antes a aumentaram com a hemodiálise, predispondo a formação de um processo aterosclerótico. Diante deste quadro os pacientes submetidos à hemodiálise apresentam maior risco de desenvolver alterações cardiovasculares.

Palavras-chave

Insuficiência renal crônica. Hemodiálise. Mediadores inflamatórios.

Área

Clínica Médica

Autores

Nathália de Paula Sant'Ana, Renata Villas Boas Tosato, Tiele Almeida Mattjie, Paula de Souza Gomes