Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: PIOMIOSITE TROPICAL EM INDÍGENA INGARIKÓ

Fundamentação/Introdução

A piomiosite tropical é uma infecção bacteriana subaguda do músculo esquelético, que tem entre os seus principais fatores de risco condições que afetam o sistema imune. A associação entre desnutrição e infecção é descrita desde a Idade Média, por ocasião da peste bubônica.

Objetivos

Descrever um caso de piomiosite tropical em um paciente indígena e a relação com sua condição de imunodeficiência.

Delineamento e Métodos

Observação clínica, revisão de prontuário durante o período de estágio em unidade secundária de saúde em Boa Vista e fundamentação teórica a partir de artigos e revisão bibliográfica de livros didáticos sobre piomiosite tropical e imunodeficiência em indígenas.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente do sexo masculino, 49 anos, indígena da etnia Ingarikó, apresentava-se há 2 meses com quadro álgico em tumefação eritematosa e endurecida localizada entre a linha axilar média e a anterior do hemitórax direito, na região de transição toracoabdominal. A dor era incapacitante, não irradiava, melhorava com uso tópico de gel de arnica e piorava com inspiração profunda. O quadro evoluiu com o aumento de diâmetro da tumefação e febre a qual não foi aferida, não era acompanhada por calafrios e predominava no período da manhã. Um mês após o início do quadro, o paciente procurou o posto de saúde da região e foi referenciado ao Hospital Geral de Roraima.
Durante a pesquisa da história psicossocial, constatou-se que o paciente reside com a esposa e quatro filhos em casa com paredes de barro batido e cobertura de palha. Não há água encanada, esgoto nem energia elétrica. A água utilizada para higienização e consumo é retirada diretamente do rio e a dieta é composta por animais de caça, caxiri, mandioca e damurida;
Ao exame clínico inicial, apresentava-se em bom estado geral; lúcido; ativo; com a pele seca e rugosa, os cabelos finos e opacos. Apresentava evidências de derrame pleural à direita. As análises do líquido pleural e do conteúdo da tumefação em tórax identificaram empiema, sendo necessária drenagem associada à antibioticoterapia. Houve remissão completa do quadro, sem sequelas.

Conclusões/Considerações Finais

A piomiosite tropical acomete um tecido considerado resistente à infecção em condições de normalidade, de modo que a doença desenvolve-se em situações de imunodeficiência. Com relação à população indígena, a desnutrição constitui um dos principais fatores precipitantes de imunodeficiência secundária. Contribui para isto, a restrita diversidade alimentar que compõe a dieta deste povo.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - Roraima - Brasil

Autores

ANA GESSYCA MENEZES ALCÂNTARA, ANDREZA KAROLINE SOUZA BARROS BRITO, AMANDA PEREIRA TRIANI, ANDIARA NATRODT THOMÉ