Sífilis Gástrica: Relato de Caso
Introdução/Fundamentos. O envolvimento gástrico na sífilis, doença infectocontagiosa causada pelo Treponema pallidum, tem sido relatado escassas vezes em artigos de literatura médica. Embora raramente comprometido, o estômago representa a principal sede de lesões sifilíticas do trato gastrointestinal.
Objetivos. Relato de caso de uma forma atípica de doença de fácil detecção, cujo diagnóstico preciso é realmente difícil devido à inespecificidade dos sintomas.
Delineamento/Métodos. As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos métodos diagnósticos aos quais o paciente foi submetido e revisão da literatura.
Descrição do Caso. Os autores descrevem o caso de uma paciente do sexo feminino, de 48 anos, que apresentou epigastralgia intermitente, sem relação com alimentação, no período de quatro meses, além de sensação de plenitude pós-prandial, hiporexia, náuseas e perda ponderal, sendo os últimos sintomas de surgimento mais tardio. No decorrer de sua evolução, houve piora do quadro clínico, com necessidade de internação hospitalar. A endoscopia digestiva evidenciou múltiplas úlceras em região de antro, promovendo estenose de sua porção distal, com biópsia compatível com úlcera péptica, excluindo a possibilidade diagnóstica de malignidade. O teste tuberculínico foi não reator. A história social da paciente foi ponto importante na orientação para um quadro de sífilis gástrica, já que foi relatado divórcio recente devido à promiscuidade do marido. Complementou-se o diagnóstico, estudo laboratorial qualitativo e quantitativo para sífilis. O tratamento foi efetuado com penicilina benzatina.
Conclusões/Considerações Finais. A sífilis deve ser considerada como diagnóstico diferencial de toda lesão ulcerada gástrica, já que a doença pode adquirir aspectos que simulam malignidade, tuberculose gástrica, doença de Crohn, parasitose ou dispepsia funcional. Como resultado, desfechos desfavoráveis e ressecções gástricas desnecessárias podem ser evitados mediante diagnóstico precoce e instituição de tratamento adequado, o qual apresenta baixo custo e grande eficácia.
Gastrite, Úlcera, Sífilis, Treponema pallidum, Penicilina benzatina, Relato de caso.
Clínica Médica
Lorena Mota Freitas Braga, Maria Clara Martins Prado, Rosália Coutinho Rocha, Remo Gomes Guercio, Custódio Antônio Guercio