Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

O SULFETO DE HIDROGÊNIO (H2S) PREVINE O AUMENTO DAS CITOCINAS TH2 NOS PULMÕES DE CAMUNDOGOS ALÉRGICOS

Fundamentação/Introdução

A inflamação alérgica surge do desbalanceamento entre as citocinas derivadas dos linfócitos Th1 (IL-2, TNF-alfa, IFN-gama e IL-12) e Th2 (IL-4, IL-5, IL-9, IL-13 e IL-25), favorecendo as derivadas de Th2. Por outro lado, a resposta dos linfócitos Th2 também pode ser induzida pela IL-25 que amplifica a inflamação alérgica pulmonar. Transmissores gasosos como o H2S tem um importante papel na patofisiologia da asma. Pesquisas recentes em nosso laboratório demonstraram que o tratamento com o doador de H2S, o hidrossulfeto de sódio - NaHS, diminuiu a infiltração de eosinófilos e neutrófilos e o estresse oxidativo pulmonar em camundongos alérgicos.

Objetivos

Verificar o efeito do H2S nos níveis pulmonares da IL-1beta, IL-4, IL-5, IL-10, IL-25 e TNF-alfa em camundongos alérgicos.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo/qualitativo. Pesquisa aprovada pelo CEP/USF (Nº 0021108). Camundongos BALB/C sensibilizados e desafiados com ovalbumina não foram tratados (grupo controle) ou receberam NaHS antes do desafio antigênico. Os animais foram sacrificados 48h após o desafio, os pulmões retirados e mantidos a -80oC até o momento das As análises dos níveis de citocinas no homogenato pulmonar foram realizadas utilizando-se os kits Mulliplex.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Os resultados apontaram que o tratamento dos camundongos com NaHS diminuiu significativamente os níveis pulmonares das citocinas Th2, IL-4, IL-5 e IL-25, assim como do IFN-gama produzido pelo Th1. Nenhuma alteração foi observada nos níveis das IL-1beta, IL-13 e TNF-alfa.

Conclusões/Considerações Finais

Ao diminuir os níveis das IL-4 e IL-5, o NaHS mostrou efeito benéfico na inflamação alérgica pulmonar, já que estas citocinas estão envolvidas na ativação dos eosinófilos e na síntese de IgE, fatores determinantes do dano tecidual na asma. Este fato, pode também decorrer da redução da IL-25 e, consequentemente, da ativação dos linfócitos Th2. Portanto, o tratamento com doadores de H2S pode ter um importante efeito terapêutico em doenças alérgicas pulmonares, como na asma.

Palavras-chave

Sulfeto de hidrogênio (H2S), IL-1beta, IL-4, IL-5, IL-25

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade São Francisco - São Paulo - Brasil

Autores

Mateus dos Santos Silva, Jackeline Amaral Mendes, Heloísa Helena Araújo Ferreira