Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da eficácia do Fitoscar® versus colagenase no tratamento de úlceras de pernas de etiologia venosa: um ensaio clínico

Fundamentação/Introdução

Úlceras de perna resultantes de insuficiência venosa crônica são um problema de difícil manejo porque habitualmente requerem muito tempo para cicatrizarem completamente. O tratamento envolve repouso com elevação dos membros inferiores, terapia compressiva e medicações.

Objetivos

O objetivo do presente estudo foi avaliar a eficácia do Fitoscar® versus Colagenase no tratamento de úlceras varicosas, verificando se este fitoterápico pode ser utilizado como uma opção terapêutica válida.

Delineamento e Métodos

Foi realizado um ensaio clínico randomizado, que incluiu todos os pacientes com úlceras venosas de estase em membros inferiores internados em um hospital do sul de Santa Catarina. O período abordado foi entre Maio de 2012 e Setembro de 2013. Foram randomizados 16 pacientes no grupo Fitoscar® e 14 pacientes no grupo Colagenase. Variáveis sociodemográficas e comorbidades foram avaliadas, e a variável dependente foi mensurada a cada semana usando uma régua milimetrada para determinar o diâmetro exato das feridas e obter um registro fotográfico. A ferramenta Revised Photographic Wound Assessment Tool (revPWAT) foi utilizada para avaliar a redução da área e a melhora visual da ferida.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Tanto o grupo Fitoscar® quanto o Colagenase apresentaram redução significativa das áreas das feridas (p<0,001 e p=0,001, respectivamente). Na comparação dos grupos não se observou diferenças significativas na redução média das áreas ulceradas ou do escore revPWAT. Ambos os produtos foram bem tolerados pelos pacientes e não houve efeitos adversos que pudessem ser atribuídos ao tratamento. Os resultados sugerem que os tratamentos possam ser igualmente eficazes; todavia, houve uma tendência para um maior tempo de internação no grupo Fitoscar® (p=0.053).

Conclusões/Considerações Finais

Fitoscar® é uma alternativa tão eficaz quanto a Colagenase no tratamento de úlceras varicosas. Porém, a realização de novos estudos é necessária para confirmar estes dados.

Palavras-chave

Colagenases, Eficácia, Úlcera de Perna, Resultado, Tratamento, Úlcera Varicosa, Insuficiência Venosa.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Nossa Senhora da Conceição - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Sul de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Cristiano Oliveira Bizelli, André Luciano Manoel, Gustavo Paes Silvano, Fabiana Schuelter Trevisol, Daisson José Trevisol