Pericardite tuberculínica em paciente cardiopata: relato de caso
Introdução: A pericardite é uma patologia decorrente de uma inflamação dos folhetos do pericárdio. A etiologia tuberculínica é rara, sendo descrita em 1% a 4% dos casos de pericardite.
Objetivo: Relatar o caso de um paciente adulto cardiopata com de pericardite por tuberculose.
Delineamento e Métodos: As informações foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico dos exames e revisão da literatura.
Resultado: Paciente do sexo feminino, 29 anos, em puerpério há 8 meses fora admitida em pronto atendimento com quadro de dor torácica, dispnéia aos pequenos esforços, palpitações e síncope. No exame do aparelho cardiovascular o ritmo era taquicárdico, regular em 2 tempos, bulhas normofonéticas; ausculta respiratória sem ruídos adventícios, mas associado a taquipneia sem esforço respiratório. O Eletrocardiograma admissional demonstrava alterações inespecíficas do seguimento ST. Radiografia de tórax evidenciou índice cardíaco aumentado e parênquima pulmonar sem alterações. Angiotomografia computadorizada de tórax revelou ausência de tromboembolia pulmonar, porém, havia derrame pleural discreto e pericárdico moderado. O ecocardiograma transtorácico (ECOTT), realizado, confirmou derrame pericárdico de moderado volume, sem sinais de tamponamento cardíaco. A função biventricular estava preservada. Após admissão em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), realizou Biópsia pericárdica e exames laboratoriais do líquido seroso do coração. Durante a internação, paciente evoluíra com insuficiência isolada de Ventrículo Direito, sendo diagnosticado, também, após revisão ecocardiográfica, em condições ideais, comunicação interatrial (CIA). Apesar da biópsia pericárdica e cultura para micobacteriose mostrarem-se negativas, fechou-se o diagnóstico de pericardite tuberculínica via Adenosina Deaminase (ADA) dosada no líquido pericárdico. Após tratamento padrão, paciente evoluiu com melhora clínica.
Conclusão: Nos dias de hoje, o a tuberculose extrapulmonar ainda se faz um desafio diagnóstico, sobretudo em paciente que apresentam comorbidades cardíacas previas, tal como a paciente do relato de caso. Por se tratar de uma de uma manifestação extrapulmonar rara e de sintomatologia inespecífica, a alta suspeita clínica e a realização precoce de métodos diagnósticos é de grande importância para evitar a evolução de uma doença potencialmente fatal.
Adenosina Deaminase; Pericardite; Tuberculose extrapulmonar.
Clínica Médica
Hospital Mater Dei - Minas Gerais - Brasil, Universidade Federal de Ouro Preto - Minas Gerais - Brasil
Gustavo Wesley Agostini MOREIRA, Alexandre Barbosa ANDRADE, Rafaela Moreira PAULA, Tatiana Vieira SANTOS, Iara Proença XAVIER