ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS DOS CASOS DE DENGUE OCORRIDOS EM UM MUNICÍPIO NO INTERIOR DA AMAZÔNIA
A dengue destaca-se como umas das mais importantes doenças reemergentes no mundo. No Brasil, é um problema de saúde pública por seu elevado grau de morbimortalidade. É uma doença febril aguda, causada por um vírus do gênero Flavivírus, família Flaviviridae, com quatros espécies: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.
Descrever o perfil clínico-epidemiológico dos casos de dengue ocorridos no município de Santarém-Pará, no período de janeiro de 2010 a junho de 2015.
Levantamento estatístico, com abordagem retrospectiva e descritiva de dados coletados a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Foram notificados 8546 casos de dengue em Santarém no período citado. O sexo feminino foi acometido em 52% das notificações e em 84,7% dos casos, o paciente era procedente da zona urbana do município de Santarém. Além disso, a patologia acometeu, principalmente, a população economicamente ativa, pois, dos casos notificados, 70% tinha entre 15 a 50 anos de idade. A forma clínica mais encontrada foi a dengue clássica com 36,6% das notificações, 0,2% foram classificados como dengue com complicação, 0,08% como febre hemorrágica do Dengue, 0,5% como síndrome do choque do Dengue, 62,8% das notificações foram descritas como descartadas, além de 0,02% inconclusivos. A forma mais utilizada para confirmação dos casos foi o diagnóstico clínico-epidemiológico com 64,4% das notificações, seguido pelo diagnóstico laboratorial com 35,42%.
A dengue é uma doença de grande relevância no município de Santarém-Pará, afetando, principalmente, a população economicamente ativa. Portanto, sugere-se que deve haver a melhora na infra-estrutura da cidade e investimento em ações preventivas, para que a ocorrência de picos de dengue seja reduzida no município.
Dengue; Epidemiologia; Saúde Pública; Arbovirose
Clínica Médica
Victoria Rodrigues Bastos, Kananda Kesye Sousa Nunes, Wagner de Sousa Almeida, Iasmin Maria Oliveira Castro, Gabriel Moraes Ramos