Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Infecção pulmonar por Mycobacterium intracellulare em paciente imunocompetente.

Fundamentação/Introdução

Complexo Mycobacterium avium (MAC) é um grupo de micobactérias (Mycobacterium intracellulare e Mycobacterium avium) que acomete pacientes imunocomprometidos. Por esse motivo, nos pacientes previamente hígidos, o diagnóstico pode ser difícil resultando no atraso do seu tratamento.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente jovem com infecção pulmonar por MAC inicialmente diagnosticada e tratada como abscesso.

Delineamento e Métodos

Relato de caso e revisão de literatura.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Mulher de 34 anos com queixa de tosse persistente desde 2009. Tomografia de tórax identificou nódulo granulomatoso em terço inferior de pulmão esquerdo sendo tratado como abscesso pulmonar. Diante da ausência de melhora clínica, considerou-se o diagnóstico de tuberculose com mudança no tratamento para rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Após 2,5 anos evoluiu com piora clínica apresentando tosse e hemoptise além da presença de cavitação pulmonar à radiografia de tórax. Submetida à lobectomia em 2012, a análise do anatomopatológico evidenciou reação granulomatosa com necrose caseosa, células gigantes tipo Langhans e pesquisa de BAAR positiva. Iniciou tratamento para tuberculose resistente, novamente sem melhora clínica. Realizado lavado brônquico e cultura, com crescimento de Mycobacterium intracellulare. Foi descartada a presença de imunodeficiência adquirida e iniciado o tratamento para infecção por MAC com claritromicina, amicacina e etambutol.

Conclusões/Considerações Finais

O MAC é uma micobactéria não tuberculosa (MNT) que causa doença pulmonar grave. Ocorre predominantemente em mulheres com idade média de 68,2 anos. A incidência nos EUA é de 1,4-6,6 / 100.000 habitantes. O quadro clínico inicial consiste em tosse produtiva sem outros sintomas como febre e emagrecimento. Exames de imagem evidenciam bronquiectasias nódulos únicos ou múltiplos. As lesões tendem a progredir e os nódulos espalham-se para outros segmentos. O crescimento do MAC em cultura de escarro ou biópsia pulmonar confirma o diagnóstico. O tratamento é prolongado e envolve múltiplas drogas pelo risco de desenvolvimento de resistência, como macrolídeos e drogas utilizadas para tuberculose. Como consequência, o atraso no seu diagnóstico pode levar a quadros graves com lesões pulmonares extensas e irreversíveis.

Palavras-chave

Complexo Mycobacterium avium, micobactérias, imunocompetentes, Mycobacterium intracellulare.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual de Londria - UEL - Paraná - Brasil

Autores

Alexandre Lima Matos, Kawana Megumi Uehara, Bruna Cunha Santos, Mayara Volpi e Silva, Zuleica Naomi Tano