Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Estabelecendo o diagnóstico de sarcoidose pulmonar com segurança

Fundamentação/Introdução

Sarcoidose é uma doença inflamatória de envolvimento multissistêmico, e o pulmão é o órgão mais acometido. Caracteriza-se pela formação de granulomas não caseosos nos tecidos envolvidos, de etiologia desconhecida. Os sintomas respiratórios incluem tosse, dispneia e dor torácica, acompanhados de fadiga, febre e perda de peso.

Objetivos

Relatar caso clínico de um difícil diagnóstico de sarcoidose.

Delineamento e Métodos

Estudo tipo relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

S.F.S., masculino, 48 anos, garimpeiro, apresentou quadro de dispneia progressiva, tosse seca, febre e hiporexia há 1 ano. História de tuberculose pulmonar tratada, ex-etilista, ex-tabagista (5 maços/ano) parou há 1 ano. Ao exame, ausculta respiratória com estertores crepitantes difusos. Em investigação diagnóstica, provas inflamatórias elevadas, tomografia (TC) de tórax com lesão pulmonar difusa. Ao ecocardiograma, hipertensão de artéria pulmonar leve. Broncoscopia normal, biópsias transbrônquica e transparietal inconclusivas e biópsia de massa mediastinal apresentando processo granulomatoso epitelióide constituído por granulomas, focos de necrose fibrinóide, circundados por infiltrado linfomononuclear e fibrose, considerando a hipótese de sarcoidose. Iniciou uso de prednisona 40mg/dia e metotrexato 15mg/semana. Após 6 meses, não apresentou exacerbação, mantendo melhora clínica e discreta melhora radiológica. A biópsia pode ser realizada em qualquer sítio acometido. No caso relatado, foi iniciado investigação com a biópsia pulmonar transbrônquica, pois de acordo com a literatura é o principal sítio de análise anatomopatológica para sarcoidose. Sem confirmação diagnóstica, realizado biópsia pulmonar transparietal ainda com resultados inconclusivos. Nesse momento optou-se por realizar biópsia de massa mediastinal, a qual confirmou o diagnóstico. Em pacientes com sintomas respiratórios e com alterações nos testes de função pulmonar, o rendimento da biópsia transbrônquica é superior a 80%. Ultrassom endoscópico transesofágico e endobrônquico com aspiração por agulha fina de linfonodo, são apontados como promissores para o diagnóstico de sarcoidose pulmonar, sendo uma alternativa menos invasiva à mediastinoscopia.

Conclusões/Considerações Finais

No seguimento dos pacientes com suspeita de sarcoidose, é sempre prudente buscar o diagnóstico de todas as formas, pois, após a instituição da terapêutica a grande maioria desses pacientes melhoram significativamente.

Palavras-chave

Sarcoidose, biópsia, diagnóstico.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Mato Grosso - Mato Grosso - Brasil

Autores

Aletheia Carpiné Favini, Anelise Vilela Martins de Oliveira Matos, Fernanda Breder Assis de Oliveira, Lívia Valério Sanches, Solange Moraes Montanha