Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Lesões cutâneas como apresentação da Leucemia/linfoma de células T do adulto com remissão após terapia anti-retroviral: Relato de caso

Fundamentação/Introdução

O vírus linfotrópico para células T humanas (HTLV-1) provoca, ocasionalmente, leucemia ou linfoma de células T do adulto (ATL), considerado o de pior prognostico dentre os linfomas não-hodgkin e sem resposta adequada a quimioterapia. A literatura apresenta quatro formas clínicas de ATL: aguda, crônica, linfomatosa e indolente. O quinto subtipo, designado como forma cutânea tumoral primária é reconhecido por poucos autores.

Objetivos

Descrever o caso de uma paciente de 38 anos com diagnóstico de leucemia de células T do adulto e infecção por HTLV-1, cuja única queixa era de lesões cutâneas que regrediram após terapia anti-retroviral.

Delineamento e Métodos

Levantamento de prontuário, descrição e discussão de relato de caso com revisão bibliográfica.(PubMed, Scielo)

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente de 38 anos, sexo feminino buscou atendimento médico em sua cidade com quadro de lesões máculo-pápuloares hipercrômicas, em membros acompanhadas de prurido que evoluíam para formas ulceradas. Foram realizadas múltiplas tentativas de tratamento tópico sem sucesso. Após 1 ano desde o inicio do quadro, ainda sem diagnóstico definido e progressão das lesões para abdômen e região sacral fora encaminhada a hospital referência e internada para a realização de exames laboratoriais. O hemograma apresentava leucocitose com predomínio de linfócitos de 73% (Val. Ref. 24 a 31,5%). A paciente foi submetida a biópsia das lesões cutâneas cujo o diagnóstico anátomo-patológico foi de dermatite perivascular psoriasiforme superficial com hiperqueratose e ulceração. Foi então solicitada imunohistoquímica, que a partir da análise do perfil imunofenotípico, diagnosticou-se neoplasia de células T maduras com expressão do antígeno CD3 de baixa intensidade, perda parcial da expressão de CD7 e coexpressāo de CD4 ,CD8, CD2 e CD5. A paciente apresentou ainda sorologia positiva para o vírus HTLV-1. Frente ao diagnóstico leucemia/linfoma de células T do adulto associado ao HTLV-1 foi iniciado o tratamento com zidovudina e interferon-alpha. A paciente teve remissão completa das lesões cutâneas, normalização da leucometria e se mantém assintomática.

Conclusões/Considerações Finais

Apesar da maioria dos autores não reconhecerem a forma cutânea tumoral primária, o relato descreve uma paciente com diagnóstico de ATL e infecção pelo HTLV-1, cujo a clínica era apenas de lesões cutâneas. Além disso teve remissão do quadro após terapia anti-retroviral superando as expectativas prognosticas, evidenciando a necessidade de estudos atualizados a respeito desta patologia.

Palavras-chave

Leucemia/linfoma de células T do adulto; HTLV-1;lesões cutâneas; anti-retroviral.

Área

Clínica Médica

Autores

Bruno Venna Franco, Ana Flavia Dalari Zanelatto, Jose Antonio de Nascimento Bressa, Rebeca Carvalho Bressa