Lesões cutâneas como apresentação da Leucemia/linfoma de células T do adulto com remissão após terapia anti-retroviral: Relato de caso
O vírus linfotrópico para células T humanas (HTLV-1) provoca, ocasionalmente, leucemia ou linfoma de células T do adulto (ATL), considerado o de pior prognostico dentre os linfomas não-hodgkin e sem resposta adequada a quimioterapia. A literatura apresenta quatro formas clínicas de ATL: aguda, crônica, linfomatosa e indolente. O quinto subtipo, designado como forma cutânea tumoral primária é reconhecido por poucos autores.
Descrever o caso de uma paciente de 38 anos com diagnóstico de leucemia de células T do adulto e infecção por HTLV-1, cuja única queixa era de lesões cutâneas que regrediram após terapia anti-retroviral.
Levantamento de prontuário, descrição e discussão de relato de caso com revisão bibliográfica.(PubMed, Scielo)
Paciente de 38 anos, sexo feminino buscou atendimento médico em sua cidade com quadro de lesões máculo-pápuloares hipercrômicas, em membros acompanhadas de prurido que evoluíam para formas ulceradas. Foram realizadas múltiplas tentativas de tratamento tópico sem sucesso. Após 1 ano desde o inicio do quadro, ainda sem diagnóstico definido e progressão das lesões para abdômen e região sacral fora encaminhada a hospital referência e internada para a realização de exames laboratoriais. O hemograma apresentava leucocitose com predomínio de linfócitos de 73% (Val. Ref. 24 a 31,5%). A paciente foi submetida a biópsia das lesões cutâneas cujo o diagnóstico anátomo-patológico foi de dermatite perivascular psoriasiforme superficial com hiperqueratose e ulceração. Foi então solicitada imunohistoquímica, que a partir da análise do perfil imunofenotípico, diagnosticou-se neoplasia de células T maduras com expressão do antígeno CD3 de baixa intensidade, perda parcial da expressão de CD7 e coexpressāo de CD4 ,CD8, CD2 e CD5. A paciente apresentou ainda sorologia positiva para o vírus HTLV-1. Frente ao diagnóstico leucemia/linfoma de células T do adulto associado ao HTLV-1 foi iniciado o tratamento com zidovudina e interferon-alpha. A paciente teve remissão completa das lesões cutâneas, normalização da leucometria e se mantém assintomática.
Apesar da maioria dos autores não reconhecerem a forma cutânea tumoral primária, o relato descreve uma paciente com diagnóstico de ATL e infecção pelo HTLV-1, cujo a clínica era apenas de lesões cutâneas. Além disso teve remissão do quadro após terapia anti-retroviral superando as expectativas prognosticas, evidenciando a necessidade de estudos atualizados a respeito desta patologia.
Leucemia/linfoma de células T do adulto; HTLV-1;lesões cutâneas; anti-retroviral.
Clínica Médica
Bruno Venna Franco, Ana Flavia Dalari Zanelatto, Jose Antonio de Nascimento Bressa, Rebeca Carvalho Bressa