Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Guillain-Barré Recorrente - Relato de caso onde um raio pode cair duas vezes no mesmo lugar.

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é uma poliradiculoneuropatia inflamatória aguda com rápida progressão, fraqueza simétrica e arreflexia, sendo atualmente a causa mais comum de paralisia neuromuscular flácida aguda. Cerca de 6% apresentarão uma recorrência. Dois terços apresentam quadro de infecção prévios a doença.
A punção lombar (PL) é quase sempre realizada e apresenta padrão de aumento na concentração proteínas com contagem de células normal, mas no início do quadro apenas 50% serão alteradas. A eletroneuromiografia típica com neuropatia periférica e desmielinização confirma o diagnóstico.
Os sinais e sintomas iniciais e evolução são semelhantes aos do primeiro quadro durante as recorrências, podendo estar associados a alterações imunológicas que determinam um fenótipo.
Plasmaférese e imunoglobulina humana intravenosa (IVIg) são eficazes para o tratamento quando administradas nas primeiras semanas de tratamento e são indicadas para os quadros graves.

Objetivos

Relatar um caso de SGB recorrente

Delineamento e Métodos

Relato de caso.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Feminina, 52 anos dá entrada na emergência hospitalar com parestesias nos quatro membros com evolução de dois dias iniciadas em membros inferiores (MMII) associada à fraqueza. Revela quadro de gastroenterite 15 dias antes do início dos sintomas atuais. Exame físico revelou hiporreflexia profunda e tetraparesia desproporcional com força grau III em MMII e força grau IV em membros superiores, sem outras alterações. Refere quadro idêntico há 7 anos com diagnóstico de SGB. Exames iniciais incluindo tomografia computadorizada de crânio e PL eram normais.
Os sintomas progrediram de forma ascendente e após 15 dias evoluiu com insuficiência respiratória com necessidade de intubação orotraqueal. Pelo quadro grave foi iniciada IVIg 20mg por dia por 6 dias e suporte intensivo. Apresentou melhora progressiva da força e desmame ventilatório. Eletroneuromiografia demonstrou polineuropatia periférica desmielinizante sistêmica, confirmando o diagnóstico.
Recebeu alta com sintomas discretos, orientada a manter reabilitação e sobre a possibilidade de novas recorrências do quadro.

Conclusões/Considerações Finais

Paciente apresentou quadro clínico com início e evolução semelhantes à primeira crise, característica marcante na SGB recorrente. O tratamento com IVIg, iniciada de maneira adequada representou benefício devido a gravidade. A punção lombar não foi repetida devido à evolução e melhora com tratamento. Apesar de exames iniciais não confirmarem o diagnóstico a eletroneuromiografia o fez posteriormente.

Palavras-chave

Síndrome de Guillain-Barré, Neuroparia Inflamatória Aguda, Imunoglobulina Humana.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de São José - Homero de Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil

Autores

Rodrigo de Moura Joaquim, Mário Ôctavio Thá Marques, Adaucto Wanderley da Nóbrega Junior