IMPACTO DO TÉTANO ACIDENTAL NA QUALIDADE DE VIDA DE UM PACIENTE IDOSO NA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATO DE CASO
O tétano é uma doença infecciosa, usualmente fatal, do sistema nervoso central causada pela toxina do Clostridium tetani. Sua evolução progressiva e incapacitante, a dor e limitação física crônicas e o aspecto psicológico do paciente levam a prejuízo de sua qualidade de vida.
Descrever o impacto de um caso de tétano acidental na qualidade de vida de paciente idoso internado em hospital da região amazônica.
Estudo observacional, transversal, do tipo relato de caso com abordagem quantitativa realizado em paciente internado por tétano no Hospital de Clínicas de Macapá-AP. O questionário SF-36 foi usado para a avaliação das repercussões do tétano na qualidade de vida do paciente. Este contém 36 itens e avalia 8 domínios funcionais: capacidade funcional (CF), limitação por aspectos físicos (LAF), estado geral de saúde (EGS), aspectos sociais (AS), vitalidade (V), dor no corpo (DC), saúde mental (SM) e limitação por aspectos emocionais (LAE). O escore para cada domínio é dado em porcentagem, onde 0% corresponde ao pior estado de saúde possível e 100% ao melhor. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amapá (CAAE 48325815.0.0000.0003).
Paciente M.E.S., 61 anos, masculino, divorciado, autônomo, natural de Afuá-PA, procedente do Oiapoque-AP e com baixo nível socioeconômico. Atendido inicialmente no serviço de urgência de Oiapoque por dores musculares em membro acometido por lesão de arma branca 8 dias antes, foi diagnosticado com tétano, recebeu soro específico e foi transferido para UTI sob ventilação mecânica. Permaneceu internado por 3 meses. Após aplicação e análise do questionário, obteve-se os seguintes valores: CF=40%; LAF=0%; DC=22,2%; EGS=40%; V=40%; AS=40%; LAE=0%; SM=6,7%.
Avaliando-se os déficits físicos e impactos psicológicos resultantes da infecção, o resultado do caso de tétano na qualidade de vida do paciente em questão se mostra como uma importante causa de prejuízo de funcionalidade social e laboral após evolução não-fatal da doença. Tendo o paciente atingido mais de 50% em apenas um dos 8 domínios avaliados (SM=56,7%) e alcançado um escore de 0% quando se avaliou LAF e LAE, torna-se marcante a limitação imposta pelas complicações do tétano. O quadro álgico persistente após resolução da infecção (DC=22,2%) e as limitações motoras que se instalaram foram avaliados como as principais causas da diminuição da capacidade funcional (CF=40%).
Tétano; Qualidade de Vida; Amazônia.
Clínica Médica
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - Amapá - Brasil
Caroline Pires Alves, Iuri Silva Sena, Lucas Coelho Guerreiro, Nardiel Alves Batista, Bráulio Érison França Santos