Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Qualidade das Evidências Científicas nas Diretrizes em Cardiologia: Estudo Comparativo

Fundamentação/Introdução

Um dos maiores desafios do homem está ligado a tomada de decisões diante de diferentes situações. Essa tarefa exige do indivíduo a ponderação de inúmeros fatores e idéias adquiridas ao longo da vida. Em algumas situações um erro pode vir a se tornar algo bastante expressivo, e, até mesmo catastrófico, principalmente quando nos referimos a medicina. A medicina baseada em evidência (MBE) foi criada em 1980 com o intuito de minimizar esses erros de decisões que os profissionais médicos estão expostos. A principal referência utilizada para a MBE atualmente, é a Universidade de Oxford, que por meio do Center of Evidence-Based Medicine (CEBM) criou uma classificação para diferentes áreas da medicina. Utilizando essa classificação as sociedades de cardiologia, nos diferentes lugares do mundo, criaram suas diretrizes. A questão é: Estariam essas diretrizes baseadas em níveis de evidência de boa qualidade?

Objetivos

O projeto visa categorizar as referências utilizadas em quatro das principais diretrizes para o diagnóstico de Insuficiência Cardíaca no mundo. E assim, comparar a qualidade dos estudos nos quais as diretrizes foram embasadas.

Delineamento e Métodos

O estudo foi realizado no período de agosto de 2013 a julho de 2014, e, baseou-se em uma revisão sistemática e comparação da parte referente ao diagnóstico, de quatro Diretrizes sobre Insuficiência Cardíaca - as diretrizes Brasileira, Americana, Britânica e Européia.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Uma grande variabilidade entre a quantidade e qualidade de referências foi vista dentre as diretrizes.Nota-se que grande número de referências de qualidade menor (níveis 4 e 5) ainda incorporam a maior parte das referências utilizadas por todas as diretrizes analisadas, ficando os artigos de maior qualidade negligenciados.
De forma global, levando-se em consideração a maior porcentagem de artigos nível 1 e 2 a diretriz que se embasou em níveis de evidência de maior qualidade foi a Brasileira, seguida pela Americana, estando a Britânica e a Européia empatadas.

Conclusões/Considerações Finais

As diretrizes ainda se baseiam em um grande número de artigos com níveis de qualidade inferior. Para obterem maior adesão e proporcionarem aos seus leitores maior confiança e menor possibilidade de erros em suas decisões, modificações quanto a objetividade e nível de qualidade dos artigos escolhidos poderiam ser feitas. As diretrizes da forma em que estão sustentadas hoje, podem e devem ser utilizadas, porém sempre com um olhar crítico do profissional que as lê.

Palavras-chave

Diretriz, Níveis de Evidência, Insuficiência Cardíaca, Diagnóstico, Medicina baseada em evidência.

Área

Clínica Médica

Autores

Emilton Lima Junior, Amanda Geara, Amur Ferreira Neto Segundo, Luiz Felipe De Mio Geara, João Cotlinki Neto