Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de câibras e fasciculações.

Fundamentação/Introdução

Introdução: Hiperexitabilidade de nervos periféricos (HNP) está associada a um expectro de desordens neuromusculares e é caracterizada clinicamente por mialgia, cãibras ou rigidez muscular acompanhadas por movimentos involuntários de grupos de fibras musculares (fasciculações e mioquimias). Distúrbios envolvendo HNP incluem Neuromiotonia Adquirida com Hiperidrose (síndrome de Isaacs), Neuromiotonia Adquirida com Distúrbio do Sono (síndrome de Morvan) e Síndrome de Cãibras e Fasciculações (SCF). No caso das Síndromes de Isaacs e Morvan, descargas neuromiotonicas e surtos de disparo de alta frequência de um único potencial de unidade motora, conhecidos como mioquimias, ocorrem de forma espontânea. Quando estes disparos ocorrem de forma não contínua, manifestam-se como fasciculações, vistas na SCF. Nesta patologia os potenciais de unidade motora podem se tornar mais freqüentes após mínima atividade voluntária ou estimulação nervosa.

Objetivos

Elucidar um caso de apresentação de câibras e fasciculações isoladas, agravadas pela atividade física e responsivas à carbamazepina.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A.S, 54 anos, masculino, branco, há um ano percebe fasciculações nos músculos dos braços, tronco e pernas. Refere, também de início recente, câibras na musculatura dos braços, pernas e dorso que agravam-se após atividade física. Nega perda de força e atrofia muscular. Realizou eletroneuromiografia que não evidenciou alterações. Realizou testes laboratoriais para avaliação de função tiroidea, distúrbios hidroeletrolíticos e tomografia de tórax, todos os exames apresentaram resultados normais. Iniciado tratamento com carbamazepina com desaparecimento completo dos sintomas.

Conclusões/Considerações Finais

Embora seja um sintoma de alerta para as Doenças do Neurônio Motor (DNM), fasciculações fazem parte da fisiologia normal e podem ser provocadas por exercício físico, ansiedade, cafeína e álcool. Em paciente apresentando fasciculações e fraqueza evidente, as doenças do neurônio motor se tornam um diagnóstico provável, sendo devastadoras na vida do paciente. Fasciculações sem fraqueza (e eletroneuromiografia normal) podem fazer parte de doenças mimetizadoras das DNM, sendo um exemplo de evolução favorável a SCF. Descrita por Tahmoush e col em 1991,esta síndrome clínica caracterizada por cãibras musculares incapacitantes e fasciculações ocorrendo em indivíduos sem outros sintomas. Estes sintomas respondem favoravelmente ao bloqueador dos canais de sódio voltagem dependentes carbamazepina.

Palavras-chave

Neuro

Área

Clínica Médica

Instituições

Unisc - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Andrei Sanson Dias