Relato de caso: Paracoccidioidomicose
Diante de um quadro de paciente apresentando linfadenomegalia generalizada associada a febre e perda ponderal vários diagnósticos devem ser pensados:doenças granulomatosas(tuberculose, sarcoidose,paracoccidiomicose),infecções virais(mononucleose,toxoplasmose,rubéola,citomegalovírus) e tumores.
Apresentar diagnósticos diferenciais de linfadenomegalias.Mostrar diferença na biópsia da mesma doença em pacientes imunocompetentes e imunossuprimidos.
Relato de caso através de analise de prontuários clínico
J.S.M, sexo feminino,34 anos, fonoaudióloga,relato de dor abdominal em cólica associada a febre vespertina e presença de linfonodomegalia cervical desde abril de 2015. Informa realização de propedêutica ambulatorial extensa com hematologista que mostrou anemia discreta normocrômica e normocítica, hemoculturas, enzima conversora de angiotensina(ECA) e sorologias virais negativas ; Rx de tórax sem alterações; US (ultra-som) de abdome com esplenomegalia inespecífica e linfonodos abdominais aumentados em região retroperitoneal, celíaca e mesentérica; US cervical com linfonodos cervicais proeminentes em todas as cadeias. Optado por realização de biopsia de linfonodo cervical que mostrou granulomas epitelioides pequenos correspondente a linfadenite granulomatosa sugerindo a possibilidade de sarcoidose. Paciente encaminhada para clinico geral sendo iniciado prednisona. Após quatro semanas de uso de prednisona, procurou nosso serviço com relato de manutenção da febre e aparecimento de linfonodos em outros sítios. Ao exame físico observou-se linfonodos cervicais, axilares, inguinais, retroauricular direito e submandibular, sem outras alterações. Optado por novo US de abdome que mostrou linfonodos mesentéricos aumentados em número e tamanho. Realizado nova biópsia de linfonodos cervical e inguinal que apresentou processo granulomatoso com células gigantes, multinucleadas, e estruturas esféricas de fungos com gemulação periférica (aspecto de roda de leme) compatível com paracoccidioidomicose. Iniciado itraconazol e sulfametoxazol-trimetroprin, com melhora dos sintomas.
As doenças granulomatosas apresentaram semelhanças clínicas mas divergem quanto a sua terapêutica. O corticoide,devido a seu efeito imunomodulador,contribuiu para a identificação do P.brasilienses já que no imunocompetente ele é identificado com maior dificuldade .Apesar de ter contribuído nesse caso, o uso de corticoide em patologias infecciosas pode levar a sepse grave e óbito.
Paracoccidioidomicose- adenomegalia -doença granulomatosa
Clínica Médica
Hospital Felício Rocho - Minas Gerais - Brasil
Rafael Santos Leal, Isabella Rocha França Longo Staino, Elisa Botelho Calili, Janaina Monteiro Pires