Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Avaliação de Fatores de Risco para Doenças Cardiovasculares na Artrite Reumatóide

Fundamentação/Introdução

A artrite reumatóide (AR) é uma doença inflamatória sistémica crônica que acomete cerca de 1% da população adulta, sendo duas vezes mais frequente em mulheres. Estudos anteriores mostraram que pacientes com AR têm um risco maior de morte prematura, provavelmente devido à doença cardiovascular (DCV). A DCV parece ser responsável por quase 40% da mortalidade em pacientes portadores de AR, e tem sido uma causa evidente do aumento do risco de morte por eventos cardiovasculares quando comparados a população em geral. Os eventos cardiovasculares ocorrem aproximadamente uma década antes nos pacientes com AR quando comparados com a população normal. Boa parte dos estudos epidemiológicos demonstram que a mortalidade cardiovascular deve-se ao Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e à Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).

Objetivos

Determinar o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares em pacientes com diagnóstico de Artrite Reumatóide de acordo com os critérios classificatórios do Colégio Americano de Reumatologia.

Delineamento e Métodos

Este é um estudo Transversal, retrospectivo, do tipo observacional, ao qual para avaliar o risco de doenças cardiovasculares estudamos 78 pacientes com diagnóstico de Artrite Reumatóide. Utilizamos os critérios do Escore de Risco de Doença Coronariana Aguda em 10 anos segundo o Framingham Heart Study. Um grupo controle composto de 21 pacientes portadores de osteoartrose e fibromialgia também foi avaliado através dos mesmos critérios, onde faixa etária, sexo, valores de pressão arterial sistólica, colesterol total , HDL, presença de tabagismo e diagnóstico de diabetes, foram pontuados. Pacientes portadores de doença coronariana diagnosticada em prontuário médico ou clinicamente (Angina pectoris- diagnóstico clínico, Infarto Agudo do Miocárdio – diagnóstico eletrocardiográfico), foram excluídos da amostra.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Os pacientes com Artrite Reumatóide apresentavam tempo médio de doença de 12,8 anos (DP=7,4), idade 58,6 anos (DP=10,3) e do Grupo controle 59,3 anos (DP=10,0). A idade, os valores de Colesterol Total, HDL, Pressão Arterial e ser portador de Diabetes Melito mostraram correlações positivas com o Risco Cardiovascular, sendo que no índice Pressão Arterial esta correlação foi mais forte (r =+0,593) na Artrite Reumatóide e idade (r=+0,702) no Grupo Controle.

Conclusões/Considerações Finais

Nossos resultados não mostraram um maior risco de DCV quando comparado ao GC. Lembramos mais uma vez o fato do GC ser constituído por uma maior número de diabéticos o que provavelmente impactou nos resultados.

Palavras-chave

Artrite Reumatóide
Risco Cardiovascular
Escore de Framingham
Autoimunidade

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Heliopolis - São Paulo - Brasil, Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo - Brasil

Autores

Vitor Moraes Rocha, Maria Guadalupe Barbosa Pippa