Título: Nódulos centrolobulares com padrão de árvore em brotamento sugerindo tuberculose pulmonar: Relato de Caso
Introdução: Nódulos centrolobulares com padrão árvore em brotamento (NCLAB) sugerem inflamação e preenchimento bronquiolar por secreção. Portanto, tal achado tomográfico deve ser combinado com a história e apresentação clínica do paciente para sugerir o diagnóstico.
Objetivos: Relatar o caso, em meio científico, de uma paciente com presença de NCLAB sugestivo de Tuberculose Pulmonar (TP), que recebeu tratamento empírico em esquema rifampicina-isoniazida-pirazinamida-etambutol (RIPE) durante 6 meses obtendo total desaparecimento das lesões parenquimatosas.
Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo de relato de caso de uma paciente internada em hospital público com quadro atípico de TP, demonstrado por radiografia (RX) e tomografia computadorizada (TC) de tórax com regressão completa após tratamento clínico. A paciente autorizou a divulgação dos resultados através de assinatura do termo de consentimento livre esclarecido.
Descrição do Caso: Mulher, 35 anos, hígida, assintomática respiratória, procurou especialista devido à história prévia de derrame pleural (DP) à esquerda, sem diagnóstico etiológico na ocasião, em que recebeu tratamento empírico de pneumonia com melhora clínica e desaparecimento do DP em RX subsequentes. Em TC, 8 meses depois, confirmou-se desaparecimento do DP, porém com surgimento de infiltrado discreto sub-pleural com NCLAB no lobo inferior esquerdo. Na avaliação da história clínica e de imagem foi sugerido o diagnóstico de TP por disseminação local, ou seja, uma fisiopatologia pouco comum. A possibilidade de investigação por biópsia da lesão foi descartada, já que guiada por TC teria alto risco de pneumotórax e a outra opção seria cirúrgica, pois a paciente não apresentava escarro para pesquisa de Bacilo álcool-ácido resistente. Sendo assim, optou-se por tratamento empírico para tuberculose, com esquema RIPE. Em nova TC após 6 meses de tratamento houve desaparecimento das lesões parenquimatosas, evidenciando a importância do diagnóstico por imagem e do tratamento empírico.
Conclusões: O achado de NCLAB sugere várias hipóteses diagnósticas. Nesse caso, por ocorrer exatamente onde existia um DP prévio, a maior suspeita clínica foi TP. O parênquima voltou a ser acometido, a partir de uma forma inicial extra-pulmonar. Este relato mostra-se importante para a discussão científica, pois permite argumentar a importância do diagnóstico clínico e radiológico precoce e do tratamento empírico para tuberculose evitando complicações.
Nódulos centrolobulares; padrão de árvore em brotamento; tuberculose pulmonar.
Clínica Médica
Hospital Maternidade São José - Espírito Santo - Brasil
Philipe Freire Caran Oliveira, Mariana Santana Lima, Carina Canal, Cassio Rafael Moreira Albino, Kênia Schultz