Doença celíaca com manifestações orofaríngeas: relato de caso
A doença celíaca (DC) é uma intolerância à ingestão de glúten, que acomete entre 0,5 a 1% da população mundial, e está presente em 0,15 a 1,75% da população brasileira.
Relatar um caso de forma atípica de DC com manifestações orofaríngeas.
As informações foram obtidas através de entrevista com paciente que compareceu ao ambulatório de gastroenterologia para investigação de faringite recorrente. Os dados clínicos e demográficos foram confrontados com elementos da literatura.
Paciente sexo feminino, 16 anos, que refere há 2 dias quadro de odinofagia, placas brancas na garganta e febre, em uso de analgésicos e antitérmicos. Relata duas crises semelhantes anteriores nos últimos 30 dias, sendo prescritos antibióticos e sintomáticos, com resolução completa dos quadros anteriores. Informa dor abdominal e em cólica, além de náuseas e distensão abdominal. Apresentou perda ponderal de 3kg nesses 30 dias. Antecedentes de anemia ferropriva e irregularidade menstrual. Hemograma evidenciando anemia ferropriva e cultura de secreção de orofaringe demonstrando flora normal do material examinado. Foi realizada endoscopia digestiva alta na qual observou-se aspecto serrilhado da mucosa, e à histologia, foram observados aplanamento e alargamento vilositário. Diante das alterações, foram solicitado o anticorpo anti-transglutaminase IgA, cujo resultado foi de 137 U/mL (positivo se > 10 U/mL). A paciente foi encaminhada ao nutricionista para estabelecimento de dieta isenta de glúten e foi iniciada reposição oral de ferro. Houve remissão da sintomatologia apresentada. Paciente atualmente em dieta irregular. Novos exames laboratoriais foram solicitados para acompanhamento. Houve melhora dos níveis de hemoglobina, e a dosagem de IgA anti-transglutaminase foi reduzida a 73 U/mL.
As queixas orofaríngeas podem estar presentes na doença celíaca, assim como estomatite e aftas orais, apresentando boa resposta a dieta. No caso descrito acima, a paciente apresentava faringite recorrente, que apesar de não ser frequente achado desta enfermidade, apresentou resposta satisfatória ao tratamento, devendo o médico ficar atento para uma possível associação entre DC e achados orofaríngeos.
Clínica Médica
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - Alagoas - Brasil
Luana Lôbo Ribeiro Batista, César Henrique Morais Alves, Luan Vieira Pereira, Jadson Soares Laudelino, Thales Simões Nobre Pires