Aspectos epidemiológicos dos usuários de motocicleta em uma cidade média do interior do Ceará
Fundamentação/Introdução:Os acidentes de trânsito correspondem à 3ª causa de morte no mundo e aqueles envolvendo motocicletas vem se destacando nos últimos anos. Dessa forma, a conscientização da população sobre a importância do uso adequado do capacete deve ser incentivada, tanto para o cumprimento da lei, quanto para proteção, visto que esse equipamento é eficaz na prevenção de lesões encefálicas e na redução de sequelas e óbitos decorrentes de tais acidentes.
Objetivos:Identificar o perfil dos usuários de motocicletas, reforçando a importância da conscientização do uso adequado do capacete para a prevenção de Traumatismos Cranioencefálicos (TCE) por acidentes de trânsito.
Delineamento e Métodos:Foi feito um Estudo Seccional, analítico, observacional, transversal, não-controlado e individuado. Inicialmente, realizou-se uma pesquisa acerca de TCE, nos últimos 5 anos, na base de dados Pubmed e na BVS com enfoque em lesões encefálicas por acidentes de trânsito no Brasil, utilizando-se os devidos descritores, o que gerou um total de 7 e 2 artigos,respectivamente. Também utilizaram-se informações fornecidas pela Coordenadoria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral (CTTU). Dessa forma, elaborou-se um questionário com o tema “O Uso do Capacete na Prevenção de TCE em Acidentes Automobilísticos”, aplicado nos dias 7 e 8 de Maio na Praça São João em Sobral das 18 às 22 hs, solicitando-se participação a partir da assinatura do termo de consentimento. Posteriormente,foram analisados os questionários e os dados foram contabilizados por meio do Programa Excel 2013.
Resultados:Foram analisados 94 questionários,onde constatou-se que a maioria dos entrevistados eram do sexo masculino (51%) e procedentes de Sobral-CE (70%). A maioria encontra-se na faixa etária de 21 a 30 anos (48%),e cerca de 19% possuem até 20 anos,alguns com menos de 18 anos, idade mínima permitida para dirigir. Além disso, 57% afirmaram estar empregados,enquanto 23% estudavam. A pesquisa obteve um espaço amostral satisfatório contemplando pessoas de diversas classes sociais, idades e ocupações, além de contar com habitantes de outras cidades da Região Norte do Ceará.
Conclusões/Considerações Finais:Através dos questionários torna-se possível criar uma estimativa do perfil dos usuários de motocicletas,facilitando assim,o direcionamento da conscientização acerca da importância do uso adequado do capacete,sendo possível prevenir a ocorrência de TCE,a principal consequência dos acidentes com motocicletas.
Conscientização, Traumatismo Cranioencefálico, Motocicletas, Perfil, Acidentes, Prevenção
Clínica Médica
Universidade Federal do Ceará - Ceará - Brasil
Alana Osterno Moreira Linhares, Tersandro Aurélio Leal De Souza, Yan Sousa Lopes, Plutarco Inácio Parente, Sarah Gracielly Sena Sousa