Impacto da implementação do Programa Paulista de Apoio à CIHDOTT/CIHT nas ações relacionadas a transplante no Hospital Regional de Presidente Prudente durante o ano de 2015
A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) surgiu com o intuito de criar equipes dentro dos hospitais que otimizassem o diagnóstico precoce de morte encefálica, aumentar o número de notificações e conservar o potencial doador. Em novembro de 2014, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo implantou o Programa Paulista de Apoio às Comissões Intra-hospitalares de Transplante (CIHT), criando novas determinações para tornar mais efetivo e organizado o trabalho já proposto anteriormente, através do incentivo e profissionalização da equipe. Como precursor da adesão à CIHT, e tendo ainda maior tempo em atividade, um Hospital do Oeste Paulista, tem mostrado aumento expressivo dos índices, por meio de busca ativa e colaboração da equipe.
Comparar os números de notificação de morte encefálica e captação efetiva de órgãos na vigência da CIHDOTT, com os dados atuais registrados após a criação do Programa Paulista de Apoio e implantação da CIHT.
Estudo comparativo, quantitativo e qualitativo.
Após a implantação do Programa Paulista de Apoio às CIHT, que ocorreu no fim do ano de 2014 e teve suas atividades iniciadas em 2015, tivemos um total de 35 notificações de morte encefálica em 6 meses, que representam 5,83 por mês. Destas, foram realizadas 16 captações, valor que corresponde, mensalmente, a 2,66. Neste período, com base nos dados acima, observamos um percentual de 45,62% de captações efetivadas.
Este trabalho propôs uma análise comparativa entre os números que obtivemos desde a implantação da CIHDOTT em 2011, até a posterior mudança e implantação da CIHT no fim de 2014. Os dados coletados, quando analisados e comparados, mostraram resultado satisfatório proveniente do incentivo do Programa Paulista de Apoio à CIHT, implantado de forma pioneira no Hospital Regional de Presidente Prudente.
transplante, resultado, CIDHOTT, CITH, doação de órgãos
Clínica Médica
Dênis Azuma, Talia Pegolaro Martin, Eleonora d'Arce Ropelli Junqueira, Monique de Oliveira Ceranto, Renato Mazzaro Ferrari