Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Impacto da implementação do Programa Paulista de Apoio à CIHDOTT/CIHT nas ações relacionadas a transplante no Hospital Regional de Presidente Prudente durante o ano de 2015

Fundamentação/Introdução

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) surgiu com o intuito de criar equipes dentro dos hospitais que otimizassem o diagnóstico precoce de morte encefálica, aumentar o número de notificações e conservar o potencial doador. Em novembro de 2014, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo implantou o Programa Paulista de Apoio às Comissões Intra-hospitalares de Transplante (CIHT), criando novas determinações para tornar mais efetivo e organizado o trabalho já proposto anteriormente, através do incentivo e profissionalização da equipe. Como precursor da adesão à CIHT, e tendo ainda maior tempo em atividade, um Hospital do Oeste Paulista, tem mostrado aumento expressivo dos índices, por meio de busca ativa e colaboração da equipe.

Objetivos

Comparar os números de notificação de morte encefálica e captação efetiva de órgãos na vigência da CIHDOTT, com os dados atuais registrados após a criação do Programa Paulista de Apoio e implantação da CIHT.

Delineamento e Métodos

Estudo comparativo, quantitativo e qualitativo.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Após a implantação do Programa Paulista de Apoio às CIHT, que ocorreu no fim do ano de 2014 e teve suas atividades iniciadas em 2015, tivemos um total de 35 notificações de morte encefálica em 6 meses, que representam 5,83 por mês. Destas, foram realizadas 16 captações, valor que corresponde, mensalmente, a 2,66. Neste período, com base nos dados acima, observamos um percentual de 45,62% de captações efetivadas.

Conclusões/Considerações Finais

Este trabalho propôs uma análise comparativa entre os números que obtivemos desde a implantação da CIHDOTT em 2011, até a posterior mudança e implantação da CIHT no fim de 2014. Os dados coletados, quando analisados e comparados, mostraram resultado satisfatório proveniente do incentivo do Programa Paulista de Apoio à CIHT, implantado de forma pioneira no Hospital Regional de Presidente Prudente.

Palavras-chave

transplante, resultado, CIDHOTT, CITH, doação de órgãos

Área

Clínica Médica

Autores

Dênis Azuma, Talia Pegolaro Martin, Eleonora d'Arce Ropelli Junqueira, Monique de Oliveira Ceranto, Renato Mazzaro Ferrari