Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

LEISHMANIOSE CUTÂNEA DISSEMINADA RESTRITA A ÚNICO SEGUIMENTO CORPORAL - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO. A leishmaniose tegumentar americana (LTA) é uma doença infecciosa não contagiosa, representada por um grupo de características clínicas e imunopatológicas distintas, como a leishmaniose cutânea (LC), mucosa (LM), cutânea difusa (LCD) e a disseminada (LD). A seguir, relata-se um caso de uma paciente com apresentação clínica da forma disseminada restrita a único seguimento corporal.

Objetivos

OBJETIVO. Relatar o caso de um paciente com LTA disseminada.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS. Informações obtidas por prontuário e revisão da literatura.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

RELATO DE CASO. Paciente sexo feminino, 36 anos, lavradora, natural de Itueta–MG, procedente da zona rural de Cacoal–RO, com história de hanseníase e tratamento concluindo em 2013, procurou o Pronto Atendimento local em jan/2014 devido o surgimento de edema em MMII há 03 meses, progredindo após 15 dias com inúmeras lesões tipo “pápulas” e pústulas em MID. Ao exame dermatológico, presença de inúmeras lesões ulceradas em MID (Figura 1), 04 lesões maiores em região póstero-medial e anterior com bordas elevadas de coloração amarelo-esbranquiçada (Figura 2). Foi internada e solicitado raspado da lesão, revelando resultado positivo para Leishmania. Realizados ECG e exames laboratoriais, sem alterações. Intradermorreação de Montenegro positivo com pápula de 10 mm. Iniciado o tratamento com glucantime 9,4 mL EV e cefalotina, devido a infecção secundária das lesões. Paciente foi encaminhada à um hospital público terciário de Cacoal-RO, onde permaneceu internada por 12 dias, para melhor acompanhamento clínico. Na admissão, bom estado geral, corada, hidratada, anictérica, afebril, lúcida e orientada, fácies atípica. Iniciou tratamento com oxacilina po 10 dias, substituindo a cefalotina, além de glucantime 9,4 mL por 13 dias, sendo suspenso em razão de alteração no ECG com retificação e inversão de onda T, devido a cardiotoxicidade medicamentosa do tratamento. Sem queixas nas 24 horas seguintes. Alta hospitalar: ritmo sinusal e eixo cardíaco sem desvios, encaminhada aos ambulatórios de egressos, cardiologia e infectologia para acompanhamento das lesões por 90 dias.

Conclusões/Considerações Finais

DISCUSSÃO. A forma disseminada da LTA é relativamente rara, observada em até 2% dos casos. As duas espécies reconhecidas desta síndrome são a L. braziliensis e a L. amazonenses. Apesar dos aspectos clínicos já definidos, existem ainda muitas controvérsias em relação aos mecanismos de disseminação das lesões.

Palavras-chave

PALAVRAS-CHAVE: Leishmaniose disseminada, Relato de Caso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Regional de Cacoal - Rondônia - Brasil

Autores

Sidnei Santos Rubio, Cristhiany Ragnini Oliveira, Janinne Nazário de Oliveira, Talitha Barros Ferreira de Carvalho, Izabele Linhares Ferreira de Melo