Eritema Indurado de Bazin: uma apresentação de tuberculose cutânea.
Tuberculose cutânea (TbC) corresponde a 1,5% dos casos de tuberculose (TB) extrapulmonar. As lesões podem ter desenvolvimento, progressão e prognóstico diversos.
Relatar o caso de uma paciente com Eritema Indurado de Bazin, em panturilha direita, com etiologia tuberculosa.
Estudo descritivo realizado através da análise do prontuário e acesso aos exames laboratoriais.
Paciente de 57 anos, diabética e hipertensa há 10 anos, sem histórico de TB pulmonar, portadora de insuficiência renal, foi atendida devido a uma crise hipertensiva (230/120 mmHg). Durante a consulta foi observada uma lesão ulcerosa com bordos regulares, fundo recoberto por exsudato purulento e aderida, de aproximadamente 10cm em panturilha direita, com área perilesional aumentada de volume, endurecida, hipercrômica e sem sinais inflamatórios, a qual, segundo a paciente, havia surgido há 2 meses. Os exames laboratoriais demonstraram anemia normocrômica e normocítica com reticulocitose e ainda a velocidade de hemossedimentação encontrava-se elevada. Foram realizados curativos diários, os quais propiciaram a melhora da lesão, no entanto, observou-se o aparecimento de um novo ferimento na região anterior da perna direita. Desta forma, a paciente foi encaminhada para consulta com dermatologista, o qual solicitou biópsia para elucidação do agente causador. No primeiro momento não foram observados microorganismos patogênicos de relevância clínica, entretanto como a paciente não apresentou melhora clínica significativa foram solicitados novos exames microbiológicos e micológicos. Não houve crescimento de fungos, na bacterioscopia foram observados leucócitos, raros cocos gram-positivos e raros bacilos gram-negativos. Todavia, a coloração de Ziel-Nielsen indicou a presença de bacilos álcool-ácidos resistentes, caracterizando portanto, um caso raro de TbC. Posposto a esta investigação foi iniciado o esquema de tratamento para TB, o qual a paciente seguiu em sua cidade de origem apresentando melhora do quadro.
Em virtude da raridade do diagnóstico, não se pode descartar primariamente a possibilidade de uma TbC. A doença cursa com as características de eritema indurado de Bazin, sendo importante seu conhecimento e estudo em razão dos altos índices de TB no Brasil.
Tuberculose Cutânea Eritema Indurado Bazin
Clínica Médica
Wellington Sanchez Abdou, Cíntia Duarte, Isabel Daufenback Machado, Fernando Chong, André Luiz Rossetto