Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Morte súbita abortada: um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O sucesso no retorno de uma ressuscitação cardiopulmonar (RCP) pode sobrevir com sequelas cerebrais irreversíveis para o paciente. Muitas vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR) ressuscitadas morrem nas primeiras 24 a 36 horas de disfunção miocárdica, e outras tantas sobrevivem com disfunção e sequelas cerebrais importantes. Dentre as patologias relacionadas ao maior risco de evolução para PCR, destaca-se a síndrome do QT longo (SQTL), caracterizada por alterações na repolarização ventricular, que deixam o miocárdio vulnerável para desenvolver taquidisritmias ventriculares do tipo torsades de pointes. Esta associada a síncopes e morte súbita por degeneração em fibrilação ventricular (FV). Segundo as recomendações da American Heart Association, o intervalo QT está prolongado quando no homem o QTc é ≥450 ms e na mulher ≥460 ms. A SQTL pode ser congênita, quando ocorrem anormalidades nos canais de sódio ou potássio, ou adquirida, devido ao uso de medicações, anormalidades elétricas ou distúrbios metabólicos.

Objetivos

Relatar caso de SQTL.

Delineamento e Métodos

Relato de caso. Paciente assinou TCLE.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

J. D. S. P., feminina, 45 anos, previamente hígida, proveniente de Santa Cruz do Sul, RS, chega à emergência trazida por familiares após ser encontrada desacordada pela manhã. Admitida no serviço de emergência em PCR com tempo indeterminado. Detectado ritmo de FV, iniciam-se manobras de RCP, sendo obtido retorno da circulação espontânea após 35 minutos. Realizado eletrocardiograma, observou-se a presença de intervalo QT alargado. Na investigação, o ecocardiograma evidenciou disfunção contrátil ventricular esquerda de grau moderado, disfunção diastólica ventricular esquerda por padrões de relaxamento alterado e sobrecarga ventricular esquerda. No Holter foi constatado o intervalo QT/QTc de 484 ms/594 ms, respectivamente; com 10% de QTc>450ms. Sem histórico de síncopes prévias. Relatou uso recente de antibiótico Sulfametoxazol-Trimetropim para tratamento de infecção do trato urinário. Após uma semana da internação, paciente lúcida e orientada, não havendo sequelas permanentes por injúria cerebral. Foi submetida a implante de cardioversor desfibrilador implantável para prevenção secundária de morte súbita.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso foi caracterizado um abortamento de morte súbita por SQTL possivelmente adquirida pelo uso prévio do antibiótico específico, não havendo sequelas cerebrais permanentes. Destaca-se o manejo adequado da condição desde a admissão na Unidade de Terapia Intensiva à investigação complementar.

Palavras-chave

Síndrome do QT longo; Torsades de Pointes; Morte Súbita; Parada Cardiorrespiratória.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Débora Cristina Haack Bassani, Anderson Berni Cristofari, Amanda Dias Lima, Pedro Moraes Morais, Basem Juma Abdalla Abdel Hamid