CARACTERIZAÇÃO DOS PACIENTES COM EPISÓDIOS DEPRESSIVOS ATENDIDOS EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE UM MUNÍCIPIO DO BAIXO AMAZONAS
Heterogênea, crônica, persistente e incapacitante, a depressão é uma desordem mental com uma prevalência estimada de 10 a 25% nas mulheres e de 5 a 12% nos homens. Mundialmente, os transtornos mentais correspondem à 28% da carga de doenças não transmissíveis, o que faz a temática relevante a ser estudada, no contexto amazônico, tendo em vista a diversidades entre morbidades crônicas e infecciosas existentes nessa região.
Caracterizar demograficamente e clinicamente de acordo com a Classificação Internacional das Doenças (CID-10) os pacientes com episódios depressivos atendidos no CAPS II de Santarém-Pará.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de caráter transversal, descritiva e documental. O presente estudo foi realizado em um Centro de Atenção Psicossocial II (CAPS II) do município de Santarém-PA. Durante o ano de 2013, 361 pacientes foram atendidos, sendo que 310 (85,9%) prontuários foram encontrados e destes 78 indivíduos (25,16%) tiveram algum episódio depressivo.
Os episódios depressivos foram os mais frequentes no universo amostral estudado. 72% desses pacientes eram mulheres e 41% casados. Quanto à idade, a incidência foi maior entre a terceira e a quinta década sendo que 24,35% foram entre 31 a 40 anos, 23% entre 41 a 50 anos e 21,8% entre 51 a 60 anos. As ocupações mais representativas numericamente foram a de domésticas (10,25%) e “do lar” (24,35%). Em relação aos antecedentes psiquiátricos, 35,9% não tinham nenhum antecedente familiar, no entanto, aproximadamente 40% possuíam algum familiar de 1º, 2º ou 3º grau com histórico psiquiátrico. Quanto ao grau do episódio depressivo os casos foram assim distribuídos: 18% leve (F32.0), 41% moderado (F32.1), 15,3% sem sintomas psicóticos (F32.2), 19,23% com sintomas psicóticos (F32.3), 1% não especificado (F32.9) e 4% episódio depressivo (F32).
A saúde mental é importante para a saúde pública, por isso faz-se necessário o acolhimento desse tipo de demanda em setores primários também. O significativo número de pacientes com depressão encontrados no CAPS demonstra a relevância em se abordar a depressão e demais transtornos de humor nos diferentes setores de saúde, tendo em vista que a maioria dos pacientes possuíam transtornos leves a moderados. O atendimento a demandas de saúde mental e o reconhecimento precoce desses distúrbios impactam positivamente na economia e na qualidade de vida das pessoas.
depressão, centro de atenção psicossocial, características demográficas
Clínica Médica
WILCONDES MAGALHÃES NETO, LUIZ HENRIQUE NOGUEIRA, KARINA MIRANDA MONTEIRO, RAIMUNDO NONATO MENEZES DE OLIVEIRA, NATHALIA MENDES PEREIRA