Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Escala de Performance Paliativa (PPS) como preditor de sobrevida em pacientes com câncer: média dos valores PPS ou pontuação da primeira consulta?

Fundamentação/Introdução

A escala de performance paliativa (PPS) é amplamente utilizada para avaliar a qualidade da assistência paliativa oferecida a um paciente oncológico. Alguns autores têm sugerido que os valores obtidos na PPS podem ser utilizados como um fator prognóstico isolado para esses pacientes.

Objetivos

Avaliar a média e o valor da PPS na primeira consulta como preditores de sobrevida em pacientes atendidos em um serviço de cuidados paliativos.

Delineamento e Métodos

Análise retrospectiva de um banco de dados validados, que incluiu 136 registros do principal serviço de oncologia de Joinville, SC. Avaliamos as características clínicas e epidemiológicas dos pacientes a partir do cálculo de médias e desvio-padrão. Além disso, construímos curvas de Kaplan-Meier para determinar as sobrevidas, as quais foram comparadas pelo teste Log-Rank.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A média de idade dos pacientes foi de 67,1 anos e o tempo médio de seguimento nos cuidados paliativos foi de 7,9 meses. O diagnóstico mais frequente foi neoplasia de mama (19,8%), seguido de câncer de pulmão (17,6%) e câncer colorretal (15,4%). Maiores médias dos valores PPS estiveram associadas à maiores taxas de sobrevida (p=0,03). Entretanto, não houve associação entre valores de PPS na admissão e diferentes taxas de sobrevida (p=0,36).

Conclusões/Considerações Finais

A média dos valores PPS se mostrou um importante preditor de sobrevida. O valor do PPS na primeira consulta, entretanto, não esteve associado a diferenças significativas na sobrevida dos pacientes.

Palavras-chave

Escala de performance paliativa; sobrevida; cuidados paliativos.

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna S. Ferreira, Augusto R. Amaral, Lisiane Martins, Giovani M Carvalho, Edson S Campos