Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Encefalopatia Induzida por Cefepima em Renal Crônico: Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A encefalopatia induzida por cefepima (cefalosporina de quarta geração) em paciente com insuficiência renal crônica (IRC) tem sido descrita de forma crescente na literatura, frente sua grande importância como diagnóstico diferencial em pacientes com mudança comportamental repentina após uso de antimicrobiano, portanto, sendo de grande valor, constantes discussões sobre o tema no meio médico

Objetivos

Relatar caso de paciente portadora de mieloma múltiplo, neutropênico febril e com insuficiência renal crônica, que evolui com encefalopatia após uso de cefepima. Advertir a equipe médica quanto à necessidade de ajuste de dose de antimicrobiano para a função renal.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um relato de caso, com informações baseadas em anamnese, exame físico e exames complementares.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente V.L.T.M. M, 78 anos, sexo feminino, portadora de mieloma múltiplo, em QT e IRC não dialítica relacionada com a doença. Atendida em pronto atendimento com quadro de broncopneumonia. Recebeu cefepime por quatro dias e evoluiu com alteração comportamental súbita, agitação psicomotora oscilando com apatia. Exames laboratoriais e tomografia computadorizada de crânio descartaram desordens metabólicas e alteração estrutural no sistema nervoso central. Desta forma, suspende-se Cefalosporina, fato que coincidiu com melhora clínica importante da paciente. Ficando assim claro o diagnóstico de encefalopatia induzida por cefepima.

Conclusões/Considerações Finais

Cefepima é um medicamento com potencial neurotóxico. Portanto, os médicos devem ficar atentos a essa possibilidade de diagnóstico diferencial diante de um paciente com alteração súbita do comportamento, especialmente, naqueles que possuem IRC. Desta forma, o conhecimento dessa complicação é determinante para resolução do quadro, pois, geralmente, a suspensão do antimicrobiano leva a evidente melhora clinica.

Palavras-chave

Cefalosporina, Encefalopatia, Insuficiência renal Crônica.

Área

Clínica Médica

Autores

Marina Canabrava França, Michelle Ramos da Silva, Izabela Maria Azeredo Nascimento, Ludmilla Quintão Uhebe, Lisa Mielke de Oliveira