Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: perfil e capacitação pedagógica do docente do curso de medicina de uma universidade pública do estado do Pará

Fundamentação/Introdução

Introdução/Fundamentos: O corpo docente é a base fundamental sobre a qual devem ser instituídas as mudanças necessárias para a formação da área da saúde. Diversos estudos- notadamente os de: COSTA, 2010; PACHANE e PEREIRA, 2009 e FREITAS, 2012- têm constatado a ausência de preparo pedagógico do professor de medicina, no que tange, em especial, à metodologia ativa de aprendizagem. Os métodos de ensino, usualmente, apresentam-se de caráter genérico e intuitivo, limitando-se à experiência adquirida no decorrer da carreira médica.

Objetivos

Objetivos: Objetivou-se traçar o perfil profissional dos professores do curso de medicina de uma universidade pública em Santarém-PA, e conhecer o seu nível de capacitação acerca das metodologias de ensino médico, com ênfase no método de aprendizagem baseado em problemas.

Delineamento e Métodos

Delineamento/Métodos: Este estudo utilizou método, quantitativo e qualitativo, de abordagem estatística, descritiva e transversal. A amostra constituiu-se por 48 docentes.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Resultados: Os resultados mostraram que 75% dos professores são médicos. Quanto ao módulo em que atuam, predominaram o “Internato” (41,7%) e as “Habilidades Clínicas” (29,2%). Apresentaram pós-graduação Stricto Sensu, 35% dos pesquisados, sendo 29% mestres e apenas 6% doutores, o restante detinha especialização. Apenas 44% dos pesquisados relataram ter vínculo efetivo com a instituição e destes, somente 8,3 encontram-se em dedicação exclusiva. Os tutores, em sua maioria (74,1%) apresentaram pelo menos 2 vínculos empregatícios além do com a universidade, com variação em até 4 vínculos diferentes. Contatou-se ainda que 29% dos docentes cursaram alguma pós-graduação voltada para educação e 60% não tiveram nenhum treinamento para atuar em metodologia ativa de aprendizagem. Quanto ao conhecimento acerca do Projeto Político Pedagógico e do “Aprendizado Baseado em Problemas (ABP)”, a maioria revelou conhecer completa ou parcialmente, porém alguns pesquisados relataram desconhecê-los em suas totalidades, os quais representam respectivamente, 14% e 31% da amostra.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusões/Considerações finais: Diante dos resultados, sugere-se que se realizem mudanças nas condições de trabalho do professor, criando-se incentivos, em termos de progressão na carreira, recompensas profissionais, projetos de aprimoramento em educação médica, especializações e bolsas de mestrado e doutorado vinculadas à instituição de ensino, para que a carreira pedagógica torne-se mais atraente aos olhos desses profissionais.

Palavras-chave

Palavras-chaves: Metodologias, Capacitação, Medicina.

Área

Clínica Médica

Autores

José Pinto de Almeida Júnior, Raphael Primo Martins de Sousa