Síndrome do anticorpo antifosfolípide catastrófica em paciente em uso regular de anticoagulante oral por fibrilação atrial - Relato de Caso
A Síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) é uma doença auto imune caracterizada por estado trombótico. Cerca de 1% dos casos cursam com acometimento de múltiplos órgãos, caracterizando a SAAF catastrófica ou Síndrome de Asherson. A base do tratamento é a anticoagulação.
Relatar um caso de uma paciente portadora de fibrilação atrial, em uso regular de antagonista de vitamina K, que apresentou múltiplas tromboses, tendo critérios clínicos e laboratoriais para diagnóstico de SAAF catastrófica.
Pesquisa médica e análise de modo detalhado de um caso clínico.
Paciente, M.F.G.S.S, sexo feminino, 56 anos, dona de casa, casada, católica, em uso de anticoagulante oral (varfarina 5mg/dia) devido fibrilação atrial. Iniciou quadro de edema generalizado, concomitante a cianose e diminuição de temperatura em membros superiores, sem outras sinais ou sintomas. Aos exames, doppler venoso com jugulares, axilares, basílicas e cefálicas ocluídas 100% a direita e 60 a 80% a esquerda, alteração de função renal (creatinina 2,9mg/dL e ureia de 205mg/dL) e proteinúria de 24 horas de 9 gramas, hemograma com anemia normocítica/normocrômica e plaquetopenia 86000/mm3, coagulograma com INR 1,8. Fatores de coagulação diminuídos, dosagem de complemento normais, FAN e FR negativos, sorologias negativas, anticardiolipina negativo, anticorpo lúpico positivo. Aventada hipótese de SAAF e iniciada anticoagulação com heparina sódica em infusão contínua. Após curto tempo de infusão paciente evoluiu com discrasia sanguínea, TTPA> 120 e INR 4,41. Suspensa heparina e após INR com valor de 2,01, iniciada varfarina 2,5mg/dia. Paciente evoluiu com com INR supra terapêutico, suspensa medicação, manteve aumento progressivo de INR, e após 3 dias sem a medicação, apresentou valor >10 tendo sido necessário administração de vitamina k. Evoluiu com dor torácica revertida com analgesia com dipirona. Realizado exame tomográfico que evidenciou trombo parietal a direita. Optado por aguardar normalização dos valores de INR e posteriormente iniciada enoxaparina 60mg 12/12 horas. Para melhora da plaquetopenia realizada corticoterapia, na dose 1mg/kg/dia, obtendo normalização e melhora da função renal. Manteve proteinúria, tendo sido introduzido enalapril. Paciente evoluiu com melhora progressiva, optado por antagonista do fator Xa para anticoagulação domiciliar associado a AAS 200mg/dia e Cloroquina 400mg/dia.
O caso em questão apresenta relevante importância clínica, devido a rara incidência de SAAF catastrófica.
síndrome do anticorpo antifosfolípide, síndrome de Asherson
Clínica Médica
Hospital de Clínicas Municipal de SBC - São Paulo - Brasil
Michelle Gentile Cherit, Ana Paula Graça, Stela Spereta Moscardini, Yuri Reinhardt Boger Neumann, Daniel Chalela Neto