Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Síndrome do anticorpo antifosfolípide catastrófica em paciente em uso regular de anticoagulante oral por fibrilação atrial - Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

A Síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAAF) é uma doença auto imune caracterizada por estado trombótico. Cerca de 1% dos casos cursam com acometimento de múltiplos órgãos, caracterizando a SAAF catastrófica ou Síndrome de Asherson. A base do tratamento é a anticoagulação.

Objetivos

Relatar um caso de uma paciente portadora de fibrilação atrial, em uso regular de antagonista de vitamina K, que apresentou múltiplas tromboses, tendo critérios clínicos e laboratoriais para diagnóstico de SAAF catastrófica.

Delineamento e Métodos

Pesquisa médica e análise de modo detalhado de um caso clínico.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Paciente, M.F.G.S.S, sexo feminino, 56 anos, dona de casa, casada, católica, em uso de anticoagulante oral (varfarina 5mg/dia) devido fibrilação atrial. Iniciou quadro de edema generalizado, concomitante a cianose e diminuição de temperatura em membros superiores, sem outras sinais ou sintomas. Aos exames, doppler venoso com jugulares, axilares, basílicas e cefálicas ocluídas 100% a direita e 60 a 80% a esquerda, alteração de função renal (creatinina 2,9mg/dL e ureia de 205mg/dL) e proteinúria de 24 horas de 9 gramas, hemograma com anemia normocítica/normocrômica e plaquetopenia 86000/mm3, coagulograma com INR 1,8. Fatores de coagulação diminuídos, dosagem de complemento normais, FAN e FR negativos, sorologias negativas, anticardiolipina negativo, anticorpo lúpico positivo. Aventada hipótese de SAAF e iniciada anticoagulação com heparina sódica em infusão contínua. Após curto tempo de infusão paciente evoluiu com discrasia sanguínea, TTPA> 120 e INR 4,41. Suspensa heparina e após INR com valor de 2,01, iniciada varfarina 2,5mg/dia. Paciente evoluiu com com INR supra terapêutico, suspensa medicação, manteve aumento progressivo de INR, e após 3 dias sem a medicação, apresentou valor >10 tendo sido necessário administração de vitamina k. Evoluiu com dor torácica revertida com analgesia com dipirona. Realizado exame tomográfico que evidenciou trombo parietal a direita. Optado por aguardar normalização dos valores de INR e posteriormente iniciada enoxaparina 60mg 12/12 horas. Para melhora da plaquetopenia realizada corticoterapia, na dose 1mg/kg/dia, obtendo normalização e melhora da função renal. Manteve proteinúria, tendo sido introduzido enalapril. Paciente evoluiu com melhora progressiva, optado por antagonista do fator Xa para anticoagulação domiciliar associado a AAS 200mg/dia e Cloroquina 400mg/dia.

Conclusões/Considerações Finais

O caso em questão apresenta relevante importância clínica, devido a rara incidência de SAAF catastrófica.

Palavras-chave

síndrome do anticorpo antifosfolípide, síndrome de Asherson

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital de Clínicas Municipal de SBC - São Paulo - Brasil

Autores

Michelle Gentile Cherit, Ana Paula Graça, Stela Spereta Moscardini, Yuri Reinhardt Boger Neumann, Daniel Chalela Neto