Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

Prevalência de sintomas e fatores fisiológico social associados na cidade de Peritoró-MA.

Fundamentação/Introdução

Os atendimentos de consultas médicas possuem pacientes com queixas diversas. Portanto, o estudo dos sintomas relatados é útil para avaliar as condições de saúde da população, para que o sistema de atenção à saúde possa se planejar, com o intuito de solucionar os problemas mais prevalentes na população.

Objetivos

Determinar a prevalência dos sintomas mais comuns nessa população; analisar o perfil demográfico da população em estudo, enfatizando o gênero e a faixa etária mais prevalente dos pacientes atendidos; descrever a associação dos sintomas a fatores fisiológico social, destacando tabagismo, etilismo e hipertensão arterial.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo observacional, transversal e descritivo. O presente estudo foi realizado durante a segunda edição do “Projeto Ligação”, com atendimento gratuito nas Unidades Básicas de Saúde na área de Clinica Médica, na cidade de Peritoró, no Maranhão, nos dias 21, 22 e 23 de agosto de 2015, onde foram atendidos 139 pacientes.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

A idade média foi de 51,19 anos (73,9% mulheres). O problema mais prevalente foi lombalgia (13,04%). Os pacientes foram divididos em três grupos conforme faixa etária (<30 anos; 30-65 anos e >65 anos), sendo que, os sintomas mais frequentes foram, respectivamente: dor abdominal e alterações menstruais, lombalgia e epigastralgia, dor em membros e lombalgia. Os sintomas que se destacam em mulheres são: lombalgia e dor em membros, e nos homens é a lombalgia. Em relação à associação das queixas a fatores fisiológicos sociais destaca-se: hipertensão arterial com lombalgia, cefaleia, dor torácica e epigastralgia; tabagismo com dor em membros e lombalgia; e ao etilismo com dispneia, epigastralgia e disúria.

Conclusões/Considerações Finais

Conforme foi observado nos dados analisados a lombalgia foi o sintoma que se destacou, e isso se deve principalmente a fatores socioeconômicos, pela prática extrativista na quebra de coco babaçu que é a principal fonte de recurso da cidade. No que se refere associação dos sintomas às faixas etárias os resultados foram adequados conforme já esperado para aquele grupo. Este estudo ajudou a caracterizar o perfil demográfico da população de Peritoró-MA, como também expor as queixas mais prevalentes, diagnosticando as principais causas de atendimento. Propiciando à equipe de saúde a estabelecer políticas que possam o aperfeiçoar programas assistenciais à população.

Palavras-chave

Queixa Principal; Sintomas; Atendimento médico.

Área

Clínica Médica

Autores

Fernando de Sousa Santos, Thieres Andriolle dos Santos Mendonça, Danilo Costa Santana, Iago Oliveira Gomes Nascimento, Luis Fernando D' Albuquerque e Castro