ASPECTOS PATOLÓGICOS, ALIMENTARES E ANTROPOMÉTRICOS DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO EM PERITORÓ-MA
O Projeto Ligação é um projeto de extensão organizado pela Liga Araguainense de Clínica Médica (LACLIM), realizado em Peritoró-MA, no dia 22/10/2015 em conjunto com diversas ligas acadêmicas do Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), entre elas a Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia (LAPEN), com objetivo de levar atendimento básico de saúde à populações carentes. O atendimento em pediatria ofereceu orientações sobre alimentação e vacinação, anamnese e exame físico focado em antropometria, contemplando 88 crianças.
Expor aspectos patológicos, alimentares e antropométricos das crianças atendidas no referido projeto, tais como aleitamento, aleitamento materno exclusivo, e inicio de outros tipos de alimentos. Analisar as doenças na infância, vacinação completa, frequência no escore Z altura x idade e peso x idade. Tais análises tem como base os dados padronizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para elaboração deste estudo transversal foi utilizada uma ficha de anamnese padronizada em cada atendimento. Os dados foram tabulados através do programa Ep-info™7, sendo possível registrar as frequências dos aspectos patológicos, alimentares e antropométricos contemplados nos objetivos desse trabalho.
Foram atendidas 88 crianças na zona urbana e rural da cidade de Peritoró – MA. Das crianças atendidas 51% do sexo masculino, a maioria entre 6 e 10 anos de idade 35,23%. O aleitamento materno (AM) foi de 55,68%. Em relação ao percentual de aleitamento materno exclusivo (AME) em crianças menores de 6 meses foi 40,91%. Quanto a introdução de outros alimentos, nos menores de 6 meses correspondem a 28,41%. A doença acometida na infância de maior percentual foi catapora 22,73%. A vacinação infantil estava completa em 73,86%. No escore Z altura x idade 70,45% estava dentro do adequado e no escore Z peso x idade estava adequado 65,91%.
Nos atendimentos das 88 crianças da população de Peritoró –MA, foram priorizadas algumas informações para concluir os objetivos desse trabalho, como AM em 55,68% das crianças atendidas, AME até os 6 meses, que é o estabelecido pela OMS, foi de 40,91%. A alimentação antes dos 6 meses foi de 28,41%, sendo esta não recomendada pela OMS. A doença mais comum na região foi catapora 22,73%,. A vacinação estava completa em 73,86%. O escore Z altura x idade foi adequado em 70,45% das crianças, enquanto o escore peso x idade adequado apresentou 65,91%.
Aleitamento, Doenças, Infância, Vacinação
Clínica Médica
ITPAC - Tocantins - Brasil
Juliana Lima Costa, Ana Barbara Feliciano Souza Santos, Andressa Carvalho de Vaconcelos, Camila Fernanda Brina, Luis Fernando D'Albuquerque Castro