Attitude Promo
(48) 3047-7600 cbcm@attitudepromo.com.br
13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

13º Congresso Brasileiro de Clinica Médica | 3º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Centrosul - / | 08 a 11 de outubro de 2015

Dados do Trabalho


Título

COMPARAÇÃO DE ASPECTOS PATOLÓGICOS ALIMENTARES E ANTROPOMETRICOS ENTRE MENINOS E MENINAS ATENDIDAS EM PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO EM PERITORÓ-MA

Fundamentação/Introdução

O Projeto Ligação é um projeto de extensão organizado pela Liga Araguainense de Clínica Médica (LACLIM), realizado em Peritoró-MA, no dia 22/08/2015, com objetivo de levar atendimento básico de saúde à populações carentes. O atendimento em pediatria ofereceu orientações sobre alimentação e vacinação, além de anamnese e exame físico focado em antropometria, contemplando 88 crianças.

Objetivos

Comparar aspectos epidemiológicos entre meninas e meninos atendidos no referido projeto, tais como frequências de aleitamento materno exclusivo por 6 meses e idade de introdução alimentar, prevalências de patologias na infância e dados sobre vacinação e score Z altura/idade, peso/idade.

Delineamento e Métodos

Para a elaboração deste estudo transversal foi utilizada uma ficha de anamnese padronizada em cada um dos atendimentos. Os dados obtidos foram tabulados através do programa Ep-info™7. Assim foi possível registrar as frequências dos aspectos epidemiológicos contemplados nos objetivos desse trabalho.

Resultados ou Descrição do Caso (quando Relato de Caso)

Foram atendidos 45 meninos e 43 meninas na cidade de Peritoró – MA. A maior parte da população estava entre 6 e 10 anos de idade. Em relação ao perfil alimentar, 55,56% dos meninos e 55,81% das meninas receberam leite materno. O aleitamento materno exclusivo por 6 meses foi de 35,56% nos meninos e 27,91% nas meninas. Os outros alimentos foram introduzidos antes dos 6 meses numa freqüência de 28,89% nos meninas e de 30,23% nas meninas. Em relação às patologias da infância, as mais prevalentes foram: catapora (28,89%) nos meninos e pneumonia (20,93%) nas meninas. O cartão de vacinação estava completo em 77,78% dos meninos e 69,77% das meninas. A avaliação antropométrica das crianças analisou score Z peso X idade, com os seguintes resultados: nos meninos 62,2% adequado e nas meninas 69,77% adequado. Sobre o score Z altura X idade obteve-se valor adequado em 66,67% dos meninos e 69,77% das meninas.

Conclusões/Considerações Finais

O estudo mostrou que na população analisada, uma percentagem maior de meninas recebeu leite materno, porém o aleitamento materno exclusivo por 6 meses foi mais frequente nos meninos. A introdução alimentar foi iniciada antes do preconizado com maior frequência nas meninas. As patologias mais frequentes divergiram entre os sexos, catapora nos meninos e pneumonia nas meninas. A vacinação estava completa com mais frequência nos meninos. Na antropometria as meninas apresentaram valores adequados em uma percentagem maior que os meninos.

Palavras-chave

Aleitamento, Crianças, Idade

Área

Clínica Médica

Autores

Lívia Camrota Borges, Paulo Gascone Barros Leite, Aldo Francisco Veras Pereira, Camila Fernanda Brina, Luis Fernando D'Albuquerque Casto